Mais de 1500 são-joseenses já utilizaram os Ecopontos

Os Ecopontos, instalados pela Prefeitura de São José dos Pinhais em vários pontos da cidade, já receberam mais de 1500 pessoas, segundo dados da Secretaria Municipal de meio Ambiente (SEMMA). Com o objetivo de evitar o descarte do lixo em locais inapropriados, como em beira de rios e terrenos baldios, os Ecopontos entraram na rotina dos são-joeenses como opção correta de descarte de entulhos.

Neles, podem ser descartados resíduos de construção e demolição, madeira, sobras de podas, materiais recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de fritura, e pneus. A novidade agora é que sobras de gesso, pilhas e baterias também podem ser descartadas nos Ecopontos. 

Entre os matérias descartados, a maioria é composta por: Recicláveis (29%); Madeira (24%); Caliça (16%) ; Inservíveis (10%);Eletroeletrônicos (6%); Metal (4%);Sobras de Podas(4%);Gesso (3%); Pneu (3%);1%; óleo de Fritura (1%).

Atualmente, o município conta com quatro Ecopontos em funcionamento, sendo eles localizados nos bairros Rio Pequeno, Ipê, Guatupê e Borda do Campo. E, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mais dois Ecopontos estão em processo de implantação na cidade.