Medidas adotadas por Fazenda Rio Grande garantem estabilidade nos números da COVID-19

A manutenção das medidas restritivas e o controle adotado pelos estabelecimentos comerciais estão garantindo que Fazenda Rio Grande mantenha o avanço do COVID-19 sob controle.  Desde o início da pandemia, na segunda quinzena de março, foram registrados 83 casos (até o dia 4 de junho). A Prefeitura investiu cerca de R$ 5 milhões em ações preventivas, campanhas e compra de equipamentos de proteção.

Entre as ações foi montado um hospital de campanha ao lado da UPA, que tem garantido mais segurança e tranquilidade para os pacientes.

Pela manhã, em visita à UPA, juntamente com o corpo médico, o prefeito Marcio Wozniack ressaltou a importância da manutenção das medidas restritivas. “Estamos seguindo as orientações médicas, do governo do estado, e contamos com a sensibilidade e consciência da população para ficarmos nesses números, para que não tenhamos que tomar medidas mais fortes”, analisou.

O coordenador de estratégia de Saúde da Família, Luiz Felipe Bruschi, a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Nelcelí Garcia, a diretora da UPA, Letícia Manzano também participaram da visita e explicaram os procedimentos que têm sido realizados pelas equipes.

AÇÕES

Na área da Saúde, a Prefeitura contou com doações – principalmente da Universidade Federal do Paraná – de máscaras de proteção facial, caixas acrílicas para intubação, álcool em gel e câmara para descontaminação de máscaras.

Também houve a criação do Comitê de Enfrentamento à Crise do Coronavírus, que reuniu lideranças políticas, religiosas, secretários, profissionais da Saúde e forças de segurança. A Prefeitura distribuiu mais de 100 mil máscaras para a população.

Também foi contratada uma empresa especializada em hidrojateamento sanitário, que lavou os principais pontos de aglomerações e todos os equipamentos de saúde e ruas dos bairros mais carentes.

A Guarda Municipal realizou ações conjuntas com a PM e atualmente com o Exército, no Terminal Urbano, onde realizou operações de orientações aos usuários do transporte coletivo sobre uso de máscaras e álcool em gel.

CAMPANHAS

A criação da campanha Fazenda rio Grande – Fazendo Pela Vida, tem o apoio logístico da Prefeitura de Fazenda Rio Grande – que armazena as doações.  Elas são feitas em pelo menos 13 pontos de arrecadações e entregues a seis entidades que levam os materiais arrecadados para as famílias previamente cadastradas (elas já eram atendidas anteriormente pelas entidades).

Além disso, a Prefeitura construiu um hospital de campanha ao lado da UPA, para atendimento específico voltado ao COVID-19. Também foram convocados médicos e profissionais da saúde.

O município instituiu o EAD na Educação, assim como, tem entregue kits de alimentos – equivalentes à merenda escolar que seria entregue no período -.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico desenvolveu em parceria com a Divisão de Vigilância em Saúde, um Manual de Enfrentamento ao COVID-19 que disponibilizou para as empresas do município.

A Prefeitura ressalta que os casos identificados no município foram, em sua maioria, de pessoas que contraíram a doença em outro município, mas por morarem em Fazenda Rio Grande, tiveram seus casos atrelados ao município.