Obras da Avenida Rui Barbosa estão na reta final

As obras de duplicação da Avenida Rui Barbosa estão em estágio final. A via, um importante corredor metropolitano, está sendo otimizada em cinco bairros e vai desafogar o trânsito da região. A reforma, financiada através de uma parceria entre a Fomento Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais,  envolveu pavimentação, drenagem, ciclovias, novas placas e novos pontos de ônibus.

As equipes finalizam agora os trabalhos na Colônia Rio Grande, um dos últimos trechos do projeto. O encarregado da obra, José Adílson Ferreira, assegurou que as obras estão 90% completas e agora só faltam detalhes. “Nós tivemos problemas no início, tivemos que readequar o projeto e fazer alterações físicas nas ruas. Mas, apesar disso e do prazo, que foi prolongado, eu acredito que até o dia 16 de julho esteja tudo pronto”, afirmou.

Ferreira também falou sobre suas expectativas sobre os reflexos positivos para a população. “Desde que começamos, já houve um aumento de cerca de 30% no tráfego. Com a execução da massa asfáltica, os fluxos passam a correr nos sentidos corretos e o trânsito começa a fluir”, concluiu.

Os efeitos da mudança já são sentidos pela moradora Maria Ivonete Pereira. Ela contou que espera que a reforma dê mais segurança e qualidade de vida a quem transita e vive nos arredores da avenida. “Era preciso alterar, já que é uma via importante para a cidade. Com a melhora do asfalto, os carros trafegam mais rapidamente, mas acredito que a situação será melhorada quando for finalizada. É um pouco mais difícil para manobrar o carro na garagem, mas tenho confiança no resultado final”, assegurou Ivonete.

Os bairros atendidos pela duplicação serão:  Aristocrata, Bom Jesus, Centro, Colônia Rio Grande e Santo Antônio. A medida terá também interferência direta no tráfego do Contorno da BR-116 e compreenderá um total de 4 quilômetros.