Piraquara recebeu a especialista em proteção animal Elizabeth Suzanne MacGregor

Nesta quarta feira, dia 15 de agosto, o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza recebeu a diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) Elizabeth Suzanne MacGregor para o Curso de Educação Ambiental Humanitária em Bem Estar Animal. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e reuniu profissionais da área, estudantes, protetoras e pessoas interessadas pelo tema de diferentes municípios.

O Secretário de Meio Ambiente de Piraquara, Juliano Ribeiro, fez a abertura do evento e em seguida a especialista, que já ministrou o curso em 85 municípios e 11 estados brasileiros, abordou questões como a relação dos humanos com animais, de que maneira as liberdades dos animais podem ser respeitadas, estudos científicos e reflexões em busca por melhorias e o fim do sofrimento animal. 

Participaram servidores de Piraquara, Quatro Barras, Paranaguá, policiais da Força Verde, além de profissionais da área e estudantes de Pinhais e Curitiba. "Trazer uma especialista e oferecer um local para discutir o tema é de grande importância para que esses conhecimentos sejam repassados e o trabalho continue tendo sucesso, pois a educação ambiental é um componente essencial e permanente para a sociedade", destacou a estudante de Medicina Veterinária, Adrielle Scalia.

Também participaram do evento a equipe de Proteção Animal de Piraquara e os vereadores Amilton Lima e Marcelinho.

Sobre a palestrante

Graduada em Geografia pela PUC-RJ, com pós-gradução em Educação Ambiental pela Faculdade Cândido Mendes – RJ. Ganhou prêmio Claude Bourgelat do  Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV-RJ por seu trabalho na área de bem-estar animal.

Trabalhou 15 anos em ONG de defesa animal britânica, onde adquiriu experiência e visão sobre ações realizadas em outros países, principalmente na Europa, que pudessem ser replicadas no Brasil.

Acompanha o Fórum Animal desde sua criação em 2000 pois tinha contato direto com seus fundadores e participantes e em 2012 entrou para a organização como Diretora de Educação. Participa ativamente em todos os programas e campanhas do Fórum Animal, e o representa no exterior e perante organizações internacionais.

É responsável direta pela parte educativa, já tendo levado o curso EAHBEA – Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal a cerca de 80 municípios em 11 estados brasileiros, e também pela Rede de afiliadas do Fórum Animal, que conta atualmente com cerca de 140 entidades.

Programa de Castração

A Prefeitura Municipal de Piraquara disponibiliza o Projeto de Castração de Cães e Gatos, que tem por objetivo a redução da população de animais de rua e a esterilização gratuita de animais de famílias de baixa renda. O Projeto visa também promover a conscientização da população em relação ao bem estar animal e à Guarda Responsável.

Como realizar a inscrição no Projeto de Castração?

A pessoa interessada deverá comparecer na Secretaria de Meio Ambiente portando os seguintes documentos:

1. Carteira de Identidade (cópia e original)

2. CPF (cópia e original)

3. Comprovante de residência (cópia e original)

4. Comprovante de inscrição no CADÚnico* (cópia e original)

* A inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico) poderá ser feita nos CRAS ou nos CISA do município.

Quais as etapas do Projeto de Castração?

1. Cadastro na Secretaria de Meio Ambiente.

2. Participação obrigatória na palestra sobre o Projeto de Castração e assinatura da declaração de recebimento de informações.

3. Realização da castração na clínica VitalVete na data predeterminada.

4. Encaminhamento à clinica dos animais operados para medicação do pós-operatório, conforme agendamento na clínica no dia da cirurgia.

5. Retorno para a retirada dos pontos 10 dias após a castração. 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Avenida Getúlio Vargas, 1990 – Centro

O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Telefone: 3590-3508 / 3590-3521