Primeiro ciclo do CastraPet encerra em São José dos Pinhais com 15 mil animais esterilizados

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet), iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, estará em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a partir desta terça-feira (15) e até o dia 26 deste mês. A ação no município encerra o primeiro ciclo do programa, que contemplou 45 cidades beneficiadas e 15 mil pets foram castrados gratuitamente. Para o segundo ciclo, que começa no próximo dia 30, em Umuarama, estão previstas mais 69 novas localidades.

O CastraPet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares e parcerias das prefeituras.

Em São José dos Pinhais são 553 vagas que atenderão um cadastro prévio realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As cirurgias são gratuitas e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal.

SAÚDE ÚNICA

O objetivo do CastraPet é controlar a população de cães e gatos abandonados nas ruas, decorrentes de ninhadas indesejadas, doenças e outro fatores relacionados.

Desde 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo investiu cerca de R$ 2,4 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Mais R$ 2,5 milhões de investimentos estão previstos para o segundo ciclo do programa.

PREOCUPAÇÃO

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, explica. “A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o Castrapet. Uma ação permanente que beneficiará todo o Paraná”.

PROGRAMA

O CastraPet é uma iniciativa inédita no Brasil. Equipes de veterinários são disponibilizados pelo Estado, por meio do IAT, para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e ongs, conforme critério e cadastro municipal. Esta edição contou com duas empresas vencedoras de pregão eletrônico em 2019. No segundo ciclo, serão três unidades móveis de castração que percorrerão os municípios contemplados a partir de 30/06 até dezembro de 2021.

SERVIÇO
CastraPet – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos
Ação em São José dos Pinhais
Vagas: 553
Data:  15 a 26/06
Horário: das 8h às 17h
Local:
 Praça da Juventude – Guatupê, São José dos Pinhais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *