Projeto RG Itinerante entrega identificações para estudantes da E.M. Guisela Rieke

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande entregou nesta quarta-feira (25), mais 130 carteiras de identidade dentro do Projeto RG Itinerante. Desde o começo de setembro foram entregues 439 RGs na Escola Municipal Alcides Pelanda e outros 400 na E.M. Arnaldo Busato.

O projeto RG Itinerante é pioneiro no estado e foi criado por uma iniciativa da Prefeitura de Fazenda Rio Grande (PR) e está levando a carteira de identidade gratuitamente a todas as crianças matriculadas nas escolas municipais do infantil de 4 anos ao 5° ano.

O projeto deve entregar mais de 15 mil RGs até seu final, número que compreende toda a rede municipal de ensino. Ele tem sido executado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e conta com a parceria da Secretaria de Educação e da Polícia Civil do Paraná – por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR).
A próxima escola a ser beneficiada deverá ser a 26 de Janeiro, com 389 novos documentos de identidade.

O prefeito Marcio Wozniack ressaltou a importância do projeto e o que ele representa como cidadania. “Esse é o primeiro documento de uma criança depois da certidão de nascimento. O projeto é importante porque leva esse benefício à criança e também aos pais, pois não tem custo e evita deslocamentos e filas”, comentou.

A secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Irani Aparecida, ressaltou também a agilidade na confecção do documento. “Quando aconteciam os mutirões, víamos a grande quantidade de pessoas que levavam filhos para obterem documentos e esse foi um dos motivos para que levássemos mais esse benefício”, disse.

O secretário de Educação, Professor Ednelson Sobral, avaliou como positivo, o trabalho realizado na escola em todo o processo. “Estamos fazendo história, com um projeto inédito que representa um passo para a cidadania de todos”, avaliou.

Participaram do evento, a diretora Rosilda Matias, a equipe da escola, e as diretoras Geonice Araújo, da Educação e Elaine Lima, do Trabalho, a servidora de Identificação Beatriz de Barros e a coordenadora do programa, Ana Strujak.