Segunda etapa de vacinação contra a gripe será retomada nesta segunda-feira, 27
Um novo lote com 3 mil doses de vacina contra a gripe influenza H1N1 – foi recebido pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica. A remessa de doses, enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (órgão que regula o setor) – será disponibilizada a partir das 13h, desta segunda-feira, 27, nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, iniciou no dia, 16 de abril e segue até o dia 08 de maio. Nesta fase serão vacinadas pessoas classificadas pelo Ministério da Saúde como grupo prioritário.
“O objetivo da campanha é de minimizar as infecções causadas pelo vírus da influenza, já que vivemos tempos de pandemia e todo cuidado é fundamental. Devemos destacar também que a vacina não evita o novo Coronavírus. Por isso manter os cuidados básicos como lavar as mãos e manter o distanciamento físico e social é muito importante”, disse o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.
Tem direito à vacina nesta segunda etapa os profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas com doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.
“Vale lembrar, que os idosos que não foram vacinados na primeira fase da campanha, podem comparecer a uma Unidade de Saúde para receber a dose nesta nova fase”, ressaltou o médico.
Já os portadores de doenças crônicas devem portar receita/declaração médica que comprove a doença – em casos de tratamento no sistema particular. Caminhoneiros devem comprovar a profissão portando um dos documentos: carteira de trabalho, ou contracheque com RG, ou carteira de sócio dos sindicatos de transporte, ou carteira de habilitação C ou E, ou crachá funcional. Já os motoristas e cobradores do transporte coletivo devem apresentar o crachá funcional no momento da vacinação.
Terceira etapa
A partir do dia 09 de maio, os grupos que devem ser vacinados são: professores de escolas públicas e privadas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
Serviço:
Vacinação
Locais: Unidades Básicas de Saúde
Horário: 8h às 17h