SEMED anuncia formação inicial on-line para assistentes de alfabetização do programa “Tempo de Aprender”

A Prefeitura de Rio Branco do Sul e a Secretaria Municipal de Educação aderiram ao programa “Tempo de Aprender” do MEC (Ministério da Educação), cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país.

Para isso, são realizadas ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores, disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas, aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos por meio de atenção individualizada e valorizar os professores e gestores da alfabetização.

Uma das ações previstas para a realização do programa é o fornecimento de recurso via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para atuação de Assistentes de Alfabetização como apoio adicional ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais.

As atividades desempenhadas pelo Assistente de Alfabetização são consideradas de natureza voluntária na forma definida na Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, sendo obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário. O programa prevê recurso financeiro para ressarcimento de despesas com transporte e alimentação.

Os interessados em atuar como assistente de alfabetização deverão cursar o treinamento online de Práticas de Alfabetização fornecido pelo MEC, a fim de garantir apoio e suporte pedagógico orientador e formativo para atuar em sala de aula no âmbito do programa e desenvolverem com êxito o processo de alfabetização.

Em breve, a Secretaria Municipal de Educação realizará um processo de seleção dos interessados e, por isso, é importante se inscrever no curso de Práticas de Alfabetização e estar atento às notícias da Prefeitura.

O curso tem carga horária de 30 horas e a inscrição está disponível através do endereço: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/5401/informacoes