Bairro Uberaba ganha novo espaço cultural

Inaugura hoje (19), às 16h, o novo prédio do Nikkei Curitiba (Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira), batizado de Espaço Cultural Claudio Seto em homenagem ao multiartista que dedicou sua vida à preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil. Também será realizada a abertura de uma exposição que reúne obras, memórias e registros de Seto.

O espaço, composto por três andares, além de difundir a cultura japonesa aos associados, será um espaço para que a comunidade local possa ter acesso a diversas atividades culturais.

O local foi construído com recursos obtidos através de eventos, mensalidades, parcerias e outras ações desenvolvidas pelo Nikkei. Também contou com a contribuição do governo japonês, que através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura (APC Cultural) fez uma doação que custeou uma parte da obra.

Claudio Seto

Cláudio Seto (1944-2008) foi um desenhista (mangaká, quadrinista, ilustrador e chargista), artista plástico, pesquisador, escritor (jornalista e poeta), fotógrafo, bonsaísta e produtor cultural. Introduziu o mangá no Brasil (1967) e recebeu o prêmio de Mestre do Quadrinho Nacional (1987). Participou de várias exposições de artes plásticas coletivas e salões sendo o primeiro nikkei a ganhar o Salão de Artes Paranaense (1986).

Foi diretor do Nikkei Curitiba e teve uma atuação marcante na comunidade nipo-brasileira. Pesquisou e escreveu livros sobre imigração, lendas e horóscopo japonês. Editou os jornais Oriente-se, Jornal Nikkei e Planeta Zen onde registrou os acontecimentos da comunidade nipo-brasileira de Curitiba. Foi o idealizador do Imin Matsuri, Haru Matsuri e Hana Matsuri de Curitiba.

De acordo com Rui Hara, presidente do Nikkei Curitiba “Seto foi um dos principais responsáveis pela divulgação, difusão e popularização da cultura japonesa em Curitiba.”

Exposição

Amanhã (19) acontece a abertura de uma exposição sobre Claudio Seto, com diversas obras, memórias e registros do artista. Nesta data, a exposição ficará aberta até às 20h. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

A mostra, que tem curadoria de Julia Ishida,  vai até o dia 29 de julho com os seguintes horários de visitação:

19/07 (quinta) – das 16h às 20h

20/07 (sexta) – das 10h às 20h

21/07 (sábado) – das 10h às 18h

22/07 (domingo) – das 10h às 18h

28/07 (sábado) – das 10h às 18h

29/07 (domingo) – das 10h às 18h

Local: Espaço Cultural Claudio Seto (Nikkei Curitiba)

Endereço: Rua Padre Julio Saavedra, 598,Uberaba, Curitiba (PR)