Estufa do Jardim Botânico tem nova iluminação

Depois de ficar quase um ano no escuro, a estufa do Jardim Botânico recebeu nesta semana uma nova iluminação, mais moderna e eficiente. As obras de instalação estão em fase de testes e deverão ser concluídas até o fim de março.

O investimento na estufa faz parte do projeto do prefeito Rafael Greca para revitalizar a iluminação do Jardim Botânico, atração turística mais visitada de Curitiba, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.

A estrutura está ganhando uma nova iluminação cênica. No início do ano, a Prefeitura iniciou a troca do cabeamento e das luminárias de todo o parque.

A intervenção na iluminação é feito em todo o parque, incluindo o velódromo, o estacionamento e as ciclovias do bosque. Estão sendo substituídas todas as luminárias de vapor de sódio por 106 unidades de LED. As lâmpadas instaladas terão 40, 200 e 220 watts.

A vantagem das LED é que são mais eficientes, promovem economia e melhor iluminação. Elas apresentam melhor índice de reprodução de cor branca, proporcionando melhor percepção de segurança.

Com mais de um milhão de visitantes por ano, o Jardim Botânico ficou quase no escuro em 2016, após o roubo dos equipamentos de iluminação.

Ajustes

O prazo de execução dessa obra vai até o fim de março e o investimento será de R$ 289 mil, com recursos próprios da Prefeitura.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Tony Malheiros, por causa dos constantes furtos, o cabeamento será protegido por caixas de concreto e os dutos serão enterrados em maior profundidade. Ele explica que a obra ainda não foi concluída e que estão sendo feitos reparos na iluminação do parque.       

Velódromo

Com a nova iluminação, o velódromo recebeu nesta quarta-feira (09/03) à noite a Corrida das 100 Voltas Noturna, competição de resistência e velocidade promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Avaliação

Além da iluminação de praças e parques, a Prefeitura faz um mutirão para troca das lâmpadas queimadas na cidade. A prioridade é dada para as demandas represadas da Central 156.

Em dois meses, as equipes do Departamento de Iluminação atenderam mais de 13 mil ocorrências. Com o serviço, a iluminação pública registrou em janeiro um dos mais altos Índices de Satisfação dos serviços tabulados pela Central 156.

A satisfação com o serviço passou de 85% em dezembro de 2006 para 92,63% em janeiro de 2017, aponta o relatório mensal da central.