Aniversário da cidade Concurso estimula alunos das escolas municipais a escrever sobre Curitiba

A partir do tema A Vida Pulsa Aqui: Viva Curitiba!, alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas municipais vão escrever cartas coletivas no mês em que a cidade comemora 324 anos. A ideia é que eles expressem o olhar que têm sobre a cidade onde vivem e o que sonham para Curitiba.

As cartas serão selecionadas, divulgadas e compartilhadas com o público. A elaboração da carta é uma das atividades que marcam as comemorações pelo aniversário da cidade na rede municipal de ensino.

Foram escolhidas as turmas de 3º ano porque nesta fase os conteúdos curriculares acerca de Curitiba são aprofundados. As cartas serão entregues a uma comissão avaliadora que, a partir de critérios preestabelecidos, selecionará as dez melhores. Os estudantes das turmas autoras dessas cartas poderão entregá-las ao prefeito Rafael Greca, em data a ser definida.

A professora Aline Gonçalves dos Santos, do 3º ano da Escola Municipal Caramuru, do Cabral, já começou a conversar com os alunos. “Até o ano passado, eles se manifestavam com desenhos na época do aniversário da cidade. Desta vez, farão um texto. Esse momento é muito importante para eles”, diz Aline.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação que, por meio da produção de cartas coletivas quer promover reflexões em torno da valorização e conscientização urbana. "Buscamos envolver estudantes e professores na comemoração do aniversário de Curitiba pois, além de festejar o desenvolvimento da cidade, incentivamos reflexões sobre seus territórios de vida e estimulamos que expressem seus sentimentos em relação ao lugar onde vivem", diz a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier”.  

Produção de vídeo – Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais), Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos também terão espaço para a produção de vídeos que evidenciem o cotidiano, valorizando os espaços da cidade: a escola, seu entorno e o bairro, de acordo com o tema proposto. 

A comissão avaliadora também selecionará as produções de vídeo que mostram Curitiba sob o olhar dos estudantes. Os trabalhos selecionados serão exibidos nos canais da Prefeitura e Secretaria Municipal da Educação.

Para subsidiar os encaminhamentos pedagógicos nas unidades, os profissionais da educação podem acessar o portal Cidade do Conhecimento e encontrar propostas pedagógicas, elaborados por equipes da Educação. As propostas podem ser trabalhadas, adaptadas e compartilhadas com os estudant