Paraná de cara nova e “Boca Aberta” na Câmara Federal em 2019

Ano eleitoral, não dava para esperar menos. Quinze, das 30 cadeiras do Paraná, na Câmara dos Deputados, mudarão de dono. Foram 450 inscritos para concorrer a um cargo no último dia 07 de outubro.
Você, por acaso, já ouviu a expressão “boca aberta”? No dicionário, trata-se de um indivíduo que por tudo se admira; simplório. Já a expressão popular boca aberta, significa admirado, pasmado, queixo caído. Já no Paraná, certamente, em 2019 significará “o terror dos políticos corruptos”.  
Um dos novos representantes do estado é Émerson Petriv, mais conhecido como “Boca Aberta”. O londrinense foi eleito pelo PROS – Partido Republicano pela Ordem Social, com 90.158 votos. 
Émerson não é novidade na imprensa e nas pautas políticas do estado. Em 2016, ele foi eleito vereador por Londrina com 11.480 votos. Boca Aberta marcou sua passagem pela Assembleia através de ações como a “blitz da saúde”, onde fiscalizava o trabalho realizado nas UPAs (Unidade Pronto Atendimento 24h) de Londrina, a criação do PL para diminuir o salário dos vereadores e também por doar 8 mil reais do seu salário para o hospital de câncer do município. 
Para 2019, a perspectiva é de que Boca Aberta mantenha sua irreverência e, principalmente, sua conduta. Ele tem lutado pelos menos favorecidos e mostrado bastante disposição na luta para limpar o Congresso dos corruptos. 

O INÍCIO

Boca Aberta já atuou como assessor parlamentar de deputado estadual, ocupou cargo numa subsidiária da Sercomtel, a empresa municipal de telefonia de Londrina e, em 2012 entrou para a política quando se candidatou, pela primeira vez, e acabou ficando como suplente. Em 2014, tentou novamente uma vaga na Assembleia Legislativa, mas foi em 2016 que ele entrou para o hall dos mais votados, com 11.480 votos, quando se elegeu para vereador de Londrina. 
Na época, sua campanha foi em cima de uma bicicleta elétrica, com uma caixa de som acoplada, onde ele falava sobre temas como saúde e educação, que precisavam da atenção dos representantes do estado e eram constantemente ignorados. 

HOJE

Para 2019, Boca Aberta apresentou propostas que, certamente, darão o que falar. Ele pretende acabar com o foro privilegiado, com a política hereditária e também com aqueles que fazem da política, uma profissão. Vai denunciar a facção criminosa de políticos corruptos e vai propor a redução dos salários dos deputados federais. Sobre como pretende trabalhar com as emendas, ele explicou que vai priorizar a saúde. Émerson vai destinar 5 milhões para a construção de uma super UPA na zona norte da cidade, um milhão e meio para as Santas Casas de Arapongas e Cambé e o mesmo valor, um milhão e meio, para os hospitais de Rolândia e Cristo Rei, de Ibiporã. Lembrando que, assim como quando era vereador, ele também manterá as doações mensais de parte do seu salário para o Hospital de Câncer de Londrina (a partir de 2019, serão 10 mil reais, todo mês). Vale ressaltar que Boca Aberta Jr., filho do “terror dos políticos corruptos”, também foi eleito para a Assembleia Legislativa do Paraná e vai seguir a mesma linha do pai tanto na doação (10 mil reais mensais) quanto no combate à corrupção