Quatro Barras abre a 1ª Semana do Empreendedor

Uma ampla programação pensada em fomentar o comércio, a indústria e o turismo em Quatro Barras teve início nesta segunda-feira (27) com a abertura da 1ª Semana do Empreendedor. Com o evento, o município está mobilizando empreendedores, comerciantes e micro e pequenas empresas que querem expandir seus negócios e fomentar a economia local, gerando mais renda e novos empregos.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) abriu a semana, falando sobre a importância de estimular a cadeia produtiva local e aproximar empreendedores e a Prefeitura, que é uma grande consumidora de bens e serviços.

"É inadmissível que de um orçamento de R$ 75 milhões, dos quais R$ 40 milhões são aplicados na aquisição de produtos e serviços, apenas 14% seja comprado dentro do município de Quatro Barras. Queremos reverter isso, porque acreditamos no cidadão quatrobarrense. Queremos estimular a cadeira produtiva, incentivar os empreendimentos locais e aquecer a economia, gerando renda e novos empregos", disse Lara.

No encontro desta segunda-feira, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, Marco Aurélio Burkner, falou sobre propostas de desenvolvimento que serão discutidas nesta semana em conjunto com os empreendedores.

Foram apresentados planos específicos de desenvolvimento para a área do turismo e da indústria e comércio, compostos por ações pontuais e estruturantes. Também foram apresentados planos de desenvolvimento para a pequena indústria, comércio e prestadores de serviços, e para a Região Central, o bairro Pinheirinho e a Granja das Acácias.

Segundo o secretário, um amplo trabalho tem sido feito neste sentido, buscando identificar demandas e soluções voltadas ao desenvolvimento. "Buscamos planos ambientalmente corretos, sustentáveis a médio e longo prazo, que privilegiem a mão de obra local, e despertem o empreendedorismo. E mais do que isso: queremos trabalhar juntos, aproximar os empreendedores da Prefeitura. Essa é a nossa proposta", disse Marquinho.

Além do prefeito, também estiveram presentes o gerente da Unidade Sesi-Senai, Marcos Marcondes; o gerente executivo do SESC, Marcio Roberto Renaldin; o vereador André Barcia; e o consultor do SEBRAE, Marcos Alves Góes.

O evento realizado ao longo desta semana é mais uma ação da Prefeitura dentro do Programa Cidade Empreendedora, que tem a parceria do SEBRAE. Há poucos dias, Quatro Barras também promulgou a Lei Complementar nº 23/2017, que institui tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte no município.

Os empreendedores Guilherme Creplive Artigas, que é dono da La Gula, e Vitor Augusto Simião, que comanda a Trade Sports Container, vêm boas perspectivas. "A Prefeitura tem muito a somar conosco e a gente tem muito a somar à Prefeitura. Acho esta parceria importante, e estou com boas perspectivas para o ano que vem, principalmente relacionadas aos eventos esportivos", disse Vitor.

Programação

Na noite de ontem (28), a programação continuou com o workshop "O que precisamos para desenvolver o comércio de Quatro Barras?". Neste evento, a Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico apresentou uma pesquisa recente realizada junto à população para entender como pensam os compradores locais.

Nesta quarta-feira (29) serão realizadas duas audiências públicas. O primeiro encontro acontece das 15h às 17h30, na Chácara Raízes Gaúchas, com moradores lindeiros da Estrada da Graciosa e proprietários de áreas rurais que queiram fomentar o turismo. O segundo será realizado entre às 19h e 21h30, no Instituto Chico Mendes, onde será apresentado o Plano de Desenvolvimento do Bairro Granja das Acácias.

O programação encerra na quinta-feira (30) com a Conferência Municipal de Turismo que terá como tema "Quatro Barras: de Município com Potencial Turístico à Município com Ações Concretas em Turismo". O evento será promovido das 17h às 22h na Câmara Municipal.