Julho tem programação de incentivo à leitura em escolas e Faróis do Saber

Começa na segunda-feira (3/7), na Escola Municipal Lapa, no Boqueirão, o circuito de programação literária, com incentivo à leitura, promovido pela gerência de Faróis e Bibliotecas da Secretaria Municipal da Educação. O objetivo é propor momentos literários e culturais para os estudantes e a comunidade, nos espaços de bibliotecas e faróis da cidade.

O roteiro inclui contação de histórias, rodas de leitura e de conversa, dramatização e jogos educativos para mostrar o quanto a leitura pode instruir, divertir e propor reflexões. Além dessas atividades abertas ao público, ainda serão feitas visitas técnicas, formações para os gestores da informação com estudos sobre o letramento literário, assim como apresentações de trabalhos com a mesma temática.

Na abertura da programação, a Bruxa Guinevere faz a contação de histórias, a partir das 8h30, para os estudantes da Escola Municipal Lapa. As atividades vão até o dia 28 de julho. 

Criatividade e oralidade

“Queremos ampliar a participação de mediadores de leitura em ações desta natureza, envolvendo estudantes, professores e comunidade”, destaca a gerente da Rede de Bibliotecas e Faróis, Christiane Martins.

Segundo ela, as propostas dão subsídios para análise e reflexão do dia a dia de cada um, estimulam a criatividade, a oralidade e a imaginação, a habilidade de escutar, de desenvolver o sentido crítico, aumentando a variedade de experiências.

A escolha de bons livros, em especial os literários, favorece a capacidade de criar, além de estimular conhecimentos culturais, o que torna o estudante mais comprometido com as demais práticas do ato de ler. “As ações de leitura propostas incentivam, de forma prazerosa, compartilhar pensamentos, ideias e hipóteses, formando leitores críticos e ao mesmo tempo incentivando a formação de cidadão mais atuantes”, explica a diretora da unidade, Cátia Aparecida Bilyk Machado.