Arte inspira estudantes a cooperar e trabalhar em grupo

As atividades do Projeto Fazendo Arte – Cooperando com a Vida mobilizaram 200 estudantes da Escola Municipal Dona Lulu, no bairro Sítio Cercado, ao longo desta semana.

O projeto, que atende estudantes do 4º e 5º anos, é realizado, em parceria, pela Secretaria Municipal da Educação, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) e a Unicultura. Na prática, leva para as unidades da rede municipal atividades lúdicas que ensinam a diferença entre competir e cooperar, além de aplicar os valores do cooperativismo – ajuda mútua, responsabilidade, democracia, solidariedade, honestidade e igualdade.

“Precisamos fazer com que atividades de cooperação estejam no cotidiano das crianças, para que elas se apropriem do sentimento de coletividade. As ações do projeto impulsionaram o trabalho em grupo e permitem a compreensão de que juntos eles podem transformar qualquer realidade social”, analisou a diretora Simone Regina Antunes.

Para a estudante Giovana Kinaki Batista, 9 anos, foi uma oportunidade de aprender a trabalhar em conjunto. “Foi muito legal aprender a pintar com um artista e saber que juntos fizemos uma arte para escola. Vou passar por aqui e lembrar sempre que eu deixei minha marca”, disse a menina.

A iniciativa teve início em abril e segue até julho. A programação inclui oficinas e jogos cooperativos, com acompanhamento pedagógico, além de peças de teatro. No final das atividades, os estudantes pintam um painel com temas ligados ao cooperativismo, com a orientação de um artista plástico.