Barraca no pátio da escola orienta prevenção e promoção à saúde de adolescentes

A rotina de recreio dos estudantes do Colégio Estadual Cecília Meireles, no Bairro Alto, está diferente. Desde o início do mês, todas as quartas-feiras, uma barraca é montada no pátio e profissionais da Unidade de Saúde Tarumã ficam à disposição dos 481 jovens e adolescentes das turmas das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio.

A equipe bate papo e orienta ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.

O grupo recebe os estudantes que quiserem conversar, tirar dúvidas ou simplesmente conhecer o trabalho da equipe de saúde. O espaço é informal, o tempo dura o intervalo para o lanche, mas é o suficiente para que as turmas se revezem no contato com a médica, enfermeiras, agentes comunitárias de saúde e outros profissionais convidados pela unidade de saúde.

Recreio

O projeto Recreio foi a forma encontrada pela equipe da unidade de saúde para se aproximar dos adolescentes e dos jovens e garantir que informações sobre gravidez na adolescência, sexualidade, combate às drogas, alimentação saudável e vacinação, entre outras, cheguem ao grupo.

“É um espaço para eles que ficam à vontade para expor suas dúvidas e receber orientação correta”, diz a chefe da Unidade de Saúde, Danieli de Oliveira.  É comum que após o bate papo os estudantes sejam encaminhados para a unidade de saúde. “Aproveitamos a interação deles em grupos para falarmos de ações genéricas, que devem ser adotados por todos para à promoção da saúde, mas também aproveitamos para identificar e orientar sobre a importância de alguns cuidados específicos”, explica Danieli.

Keverson Prado, 17 anos e o colega Gabriel de Moraes, 18 anos, aprovaram a iniciativa. “É muito bom ter um espaço assim, fácil e acessível para sabermos mais sobre saúde”, disse Keverson que ficou interessado em saber mais sobre gravidez na adolescência. “É uma preocupação geral da galera”, disse o estudante.

Ana Flávia Kowaski, 15 anos, aproveitou a presença da médica na escola para conversar sobre alimentação saudável. “Estou fazendo exames para saber se tenho anemia. Me alimento mal e sei que preciso mudar por isso a presença da equipe na escola pode me ajudar muito”, disse Flávia.

O objetivo da equipe da Unidade de Saúde é que a barraca do projeto Recreio percorra outras escolas do bairro, nos outros dias da semana. “É uma importante parceria. Educação e saúde juntas intensificam o resultado das ações com o público dessa idade”, avalia o diretor do colégio, Jaime Sérgio Frajuca Lopes.