Comida para todos: Curitiba fechou ano com mais hortas, fazenda e armazéns

Curitiba ganhou em 2019 três novas hortas, o início da obras da Fazenda Urbana e firmou convênio para implantar mais duas unidades do Armazém da Família na Região Metropolitana. Além disso, criou o primeiro banco municipal de alimentos, para fornecer comida às instituições de atendimento à população mais carente, e criou o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que estabelece as estratégias do setor para os próximos quatro anos.

A Secretaria Municipal do Abastecimento foi transformada em Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), adotando um conceito mais amplo do cuidado alimentar e do acesso à comida mais saudável, buscando a sustentabilidade e a soberania alimentar.

Esta mudança, somada ao plano de segurança alimentar e nutricional, quer reverter dois indicadores negativos da cidade: quase 60% da população com sobrepeso ou obesidade e 15% da das famílias passando fome.

Armazéns da Família

Quando se completou 30 anos de existência do programa, a estratégia definida foi a ampliação da rede para a Região Metropolitana. Os dois novos Armazéns da Família foram instalados em Colombo e Campo Magro, beneficiando juntos 12,5 mil famílias ou 37,5 mil pessoas.

Outra melhoria no Programa Armazém da Família foi a a criação de alertas alimentares via nota fiscal. O programa Saúde da Nota alerta na nota fiscal excessos de compras de produtos ultraprocessados ou processados.

Os usuários do Armazém da Família ganharam mais uma facilidade para se recadastrarem. Podem fazer o processo pelo site da Prefeitura ou pelo aplicativo 156 App.

Também houve a criação de gôndolas de vendas com produtos exclusivos para celíacos, aqueles sem glúten. E a retirada das sacolas de plásticos retirou da natureza milhões de sacos que iam para os aterros.

Mais feiras

Curitiba ganhou quatro novos espaços de feiras, que atendem mais de 15 mil pessoas. A feira das Cooperativas foi instalada na Praça Osório, onde toda a sexta são vendidos produtos trazidos diretamente do campo, comercializados a partir de R$ 1,99. Todos são colhidos por produtores da Região Metropolitana de Curitiba.

Foram criadas duas Feiras Regionais, a do Boa Vista e a do Cajuru, onde a alimentação e o artesanato locais são valorizados. Outra feira importante é a feira gastronômica do Jardim Ambiental.

Promoções

Para estimular a compra de produtos saudáveis, as feiras tiveram promoções em 2019, com a redução de preços. Mesma estratégia foi adota pelos estabelecimentos do programa Sacolão da Família.

As feiras baixaram preços, com produtos sendo vendidos a R$ 0,99 o quilo (como a laranja). A ação aconteceu durante duas semanas, foi parte da promoção do Dia dos Feirantes. Também teve promoção nos sacolões, que venderam tudo a R$ 1,89 o quilo.

Hortas

Seguindo a promoção da comida saudável, foram ampliadas e revitalizadas as hortas comunitárias. Atualmente, são 31 hortas comunitárias existentes, totalizando 137.682 m², 869 famílias participantes e 7.409 pessoas beneficiadas.

Em 2019, foram feitas as requalificações das hortas comunitárias Monteiro Lobato e Santa Cecília II, no Tatuquara, e a Sambaqui, no Sítio Cercado. Foram implantadas as hortas comunitárias Vila Oficinas, no bairro Cajuru, da Visitação, no Boqueirão, e a Marumbi, no bairro Uberaba.

Fazenda Urbana

Em 2020, será entregue a Fazenda Urbana, no Cajuru. Será um espaço para ensinar o plantio de hortas urbanas comunitárias, com repasse de técnicas, realização de cursos e palestras, aulas de cozinhas, uso de plantio tradicional orgânico e também das plantas alimentícias não convencionais (Pancs). O local será a referência em horta urbana de Curitiba e também da Região Metropolitana.

Happy hour

O Happy Hour do Mercado Municipal de Curitiba é uma parceria da Prefeitura com a Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Asceme). Todas as quartas-feiras, das 17h às 21h, no calçadão da Avenida Sete de Setembro, em frente ao Mercado, encontram-se food trucks e barracas com opções gastronômicas, de bebidas e outros produtos, além de atrações artísticas e musicais.