Curitiba recebe atividades da Semana da Conciliação até sexta-feira

Foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (4/11), na Prefeitura, a Semana Nacional da Conciliação 2019, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento vai até sexta-feira (8/11) em todos os endereços do poder judiciário na cidade.

Para o prefeito Rafael Greca, trata-se de um mutirão de cidadania. “Quando aproximamos a justiça do povo, tornamos a sociedade melhor”, disse ele, na solenidade de abertura. Greca comparou a ação ao que acontecia nas antigas cidades que deram origem à civilização, quando a autoridade ia às ruas resolver conflitos.

No Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a campanha é coordenada pela 2ª vice-presidência, responsável por organizar as inscrições e levantamento dos dados. O 2º vice-presidente, desembargador José Laurindo Souza Netto, lembrou que o Paraná dá exemplo em relação às conciliações, com um grande número de resoluções. “Isso se deve à sensibilidade e apoio de gestores como o nosso prefeito”, comentou.

A solenidade contou com a apresentação do grupo de percussão das crianças da ONG Passos da Criança, da Vila das Torres, no bairro Jardim Botânico.

Presenças

Participaram o presidente do TJPR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, juíza federal Anne Karina Stipp Amador da Costa; a procuradora da Justiça, Sâmia Saad Gallotti Bonavides; o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência do TJPR, Anderson Fogaça; a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJPR, juíza Vanessa Jamus Marchi; e a subprocuradora-geral do município, Rosa Maria Alves Pedroso.

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro; e pelo secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein.

Como funciona

Durante a semana, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Os cidadãos e as instituições interessadas já fizeram suas inscrições para as audiências.

Poderão ser solucionados conflitos relacionados a pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio.

De acordo com um levantamento realizado pelo CNJ, em 2018 a Semana Nacional da Conciliação promoveu mais de 600 mil audiências em todo o Brasil, conseguindo a homologação de mais de R$ 1,5 bilhão em acordos.

Justiça e cidadania

Em sua fala na solenidade, o prefeito aproveitou para relembrar parcerias do município em ações voltadas para a cidadania propostas pela justiça, como os mutirões de atendimento promovidos pela desembargadora Joeci Camargo, do TJPR, nas Ruas da Cidadania.