De olho na saúde da população, Prefeitura fortalece segurança alimentar

A Prefeitura de Curitiba usará a política de segurança alimentar para melhorar a qualidade da saúde dos curitibanos. A afirmação é do prefeito Rafael Greca, que recebeu nesta terça-feira (26/11) documento contendo o 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Plamsan), em evento no Mercado Municipal.

Greca destacou que a cidade inova ao priorizar o cuidado alimentar de sua população. “Com uma alimentação saudável, Curitiba vai diminuir o consumo de remédios. A prefeitura gasta com aproximadamente R$ 3,5 milhões em itens todos os meses para as farmácias curitibanas”, afirmou Greca.

O novo Plamsan define políticas públicas que direcionarão a alimentação dos curitibanos pelos próximos quatro anos. Elaborado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em parceria com a sociedade, o foco está na melhoria da qualidade de vida da população por meio de uma alimentação mais saudável.

“Cidade inteligente é a cidade que come direito, que não come gorduras saturadas. É a cidade que descasca e limpa alimentos mais do que desembala", afirmou o prefeito.

"É cidade inteligente nos postos de saúde, é a cidade que põe à mesa das escolas a merenda com segurança alimentar”, completou.

Desenvolvimento sustentável

A construção do 2º Plamsan, baseou-se nas demandas legítimas da população e no planejamento de ações para solucioná-las. O plano também segue as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Curitiba está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e por isso é necessário uma requalificação do modelo de produção e consumo de alimentos com sistemas mais sustentáveis e compatíveis com a soberania alimentar, onde estão inseridos 34 mil agricultores e 4 milhões de consumidores de Curitiba e Região Metropolitana”, disse o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Dâmaso Gusi.

Suco de tangerina

A agricultora e presidente da Cooperativa Copavale, Debora Aparecida do Nascimento, participou do lançamento do 2º Plano de Segurança Alimentar. Ela recebeu das mãos do prefeito Rafael Greca, um exemplar do plano e destacou a parceria da prefeitura para desenvolver o suco de tangerina 100% saudável.

“É um trabalho iniciado em 2018 em parceria com a Prefeitura e a secretaria de segurança alimentar", diz Debora.

"Agregamos valor à nossa produção de tangerina com o suco. Hoje podemos distribuir para as escolas de Curitiba e os Armazéns da Família”, afirma.

Presenças

Participaram do lançamento do 2º Plamsan, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, a secretária municipal da Saúde, Márcia Cecília Huçulak, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a secretária municipal da Comunicação Social, Mônica Guimarães Santanna, a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Acir Puppi Stanislawczuk, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Alexandre Matschinske, presidente da Fundação de Ação Social, Thiago Kronit Ferro, os vereadores Pier Petruzziello, Sergio Balaguera (Serginho do Posto, Professora Josete, a presidente do COMSEA – Curitiba, Fernanda Hardt Kehl e o presidente da ASCESME, Mário Shiguemitu Yamasaki.