Defesa Civil intensifica ações e reforça preparo da cidade para enfrentar emergências
A implantação do Centro Municipal de Gerenciamento de Incidentes e Desastres e a capacitação de 4.143 mil pessoas, durante o ano, fazem parte da estratégia da Defesa Civil de Curitiba como preparação e enfrentamento a situações adversas.
“A gestão integrada para a construção de uma cidade resiliente é a principal linha de ação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, responsável pela Defesa Civil.
Colaborar para a resiliência, que é a característica de estar preparado para emergências (como os estragos causados por um temporal, por exemplo), é uma iniciativa da ONU para promover a gestão local de risco de desastres nas Américas.
“Nosso centro está integrado à estrutura estadual de atendimento a essas ocorrências e é de onde fazemos análise e informações de riscos de desastres e vulnerabilidades, no monitoramento de condições climáticas e alertas à população”, conta o secretário.
A partir da estrutura montada com equipamentos tecnológicos de última geração pode ser coordenado o suporte às equipes no atendimento às emergências, com compartilhamento de informações e dados para a gestão do risco e construção da resiliência.
Percepção de risco
Na outra ponta, a Defesa Social trabalha com a sensibilização da percepção de risco na população. Para isso, 4.143 pessoas foram capacitadas em simulados, palestras e treinamentos diversos das equipes da Defesa Civil.
“O coração desse trabalho é o programa Conhecer Para Prevenir (CPP), implantado em 100% da rede municipal de ensino e já ampliado para 75 unidades contratadas pela Prefeitura”, informa Rangel.
Com os ensinamentos do CPP, a comunidade escolar, desde os bem pequenos aos adolescentes, pais, professores e funcionários da escola aprendem o que fazer em situações como incêndio, tiroteio na região, ataque de abelhas e vendavais.
“O sucesso e o reconhecimento da iniciativa é tanto que, neste ano, ampliamos o programa para a rede privada”, lembra o secretário. A Defesa Civil é responsável pela capacitação de todo o Grupo Marista.
Outra novidade foi o lançamento do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) dos Hospitais, ao qual 26 instituições já aderiram. Coordenada pela Defesa Civil, a iniciativa voltada especificamente aos hospitais é inédita no Brasil.
O foco do PAM é que, a partir de protocolos e treinamentos, os hospitais da cidade estejam integrados e aptos para prestarem auxílio mútuo rápido e eficaz em casos de situações de emergência que extrapolem a capacidade de atendimento individual, como um incêndio, alagamento e destruição das estruturas após chuvas intensas.
Nos próximos meses, o grupo dará início às atividades de preparação, que incluem regulamento, plano de ação detalhado, auxílio no treinamento dos brigadistas e simulados de grande porte.