É celebrado nesta quinta-feira o Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado nesta quinta-feira (29), o qual tem como objetivo estimular as sensibilização e mobilização da população para os danos socais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Em 1939 havia 34,8% da população acima de 18 anos, que eram fumantes, de acordo com a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN). Contudo, em 2013 houve uma queda na porcentagem referente ao número de fumantes adultos, com isso, atingindo 14,7%, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde. Atualmente, segundo os dados do Vigitel/2018, o porcentual dos adultos é de 9,3%.

Joezeli Alves Ribeiro, 32 anos, se tornou fumante aos 13 anos, “conheci aqueles cigarros de sabor de chocolate e cravo, mas acabei tendo curiosidade nos normais, que foi como comecei a fumar”.

Joezeli fumava uma carteira por dia, mas quando descobriu a gravidez aos 20 anos, ela optou por não utilizar mais o cigarro, “depois que tive minha filha achei que voltaria, mas devido os enjoos, eu não senti mais vontade” completou.

Atualmente ela já não sente mais falta de ar ao caminhar e escolheu economizar o dinheiro para outros fins. “Hoje me sinto bem, já faz 12 anos que parei”, explica Joezeli.