Educação apresenta planos de trabalho baseados na Prova Curitiba

As equipes pedagógicas dos dez Núcleos Regionais da Educação apresentaram, nesta segunda-feira (27/5), em fórum no Salão Atos do Parque Barigui, os planos de trabalho baseados nos resultados da Prova Curitiba. A avaliação, criada pela Secretaria Municipal da Educação, foi aplicada em março a 70 mil estudantes do 2º ao 9º do Ensino Fundamental e é uma ferramenta para o planejamento da rede municipal de ensino.

Com o resultado da avaliação, são identificados pontos fortes e áreas em que é necessário reforçar ações para, assim, garantir a qualidade do ensino no município. A prova inclui matemática, língua portuguesa e produção de texto.

“A avaliação é uma direção, ela nos traz dados certeiros para trabalharmos sempre a melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes e a qualificação de como se ensina”, disse a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, na abertura do evento.

Para a chefe do Núcleo do Cajuru, Maria Odete Penteado, a avaliação representa uma baliza para o trabalho no dia a dia. “Ao final do ano, analisaremos a evolução com os novos planos de trabalho”, comentou.

A chefe do Núcleo do Pinheirinho, Andressa Pereira, também considera a prova como um termômetro. “Assim podemos refletir sobre os resultados”, disse.

Próximos passos

A superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute, explica que, na sequência, as escolas organizarão planos de trabalho. “É um trabalho organizado e minucioso da secretaria para, a partir das informações levantadas, fazermos os ajustes necessários”, destacou a superintendente. No dia 20 de novembro será realizado um novo fórum para análise dos resultados.

Elisângela frisa que entre os importantes resultados alcançados a partir da primeira edição da avaliação, em 2018, está a elaboração de ações formativas para profissionais da educação. São cursos, oficinas e modelos de formação que foram inseridos no programa Veredas Formativas.

Novamente as respostas apresentadas pelos estudantes pautarão um amplo cronograma de ações, envolvendo as equipes das escolas, dos núcleos regionais de ensino e da secretaria.