Embaixador da Macedônia do Norte conhece a história do BRT na cidade

O prefeito Rafael Greca recebeu na manhã desta quarta-feira (20/3) o embaixador da Macedônia do Norte no Brasil, Ivica Bocevski. Na visita, foi discutida a perspectiva de futuros acordos comerciais e intercâmbios culturais.

Bocevski mostrou interesse no modelo de transporte BRT – Bus Rapid Transit, implantado na década de 1970 em Curitiba e que atualmente está presente em 250 cidades do mundo. De acordo com o embaixador, o modelo é adequado para as necessidades da capital do país, Escópia, que tem 600 mil habitantes.

Greca explicou a vantagem econômica do BRT. “Um quilômetro de metrô custa mil (unidades de dinheiro em qualquer moeda). Um quilômetro de VLT (Veículo Leve sob Trilhos) custa 100ud. E um quilômetro de BRT custa 1ud. É um sistema sustentável e de mais fácil manutenção do que o metrô”, calculou Greca. “O planejamento inicial seria a implantação do metrô, mas o BRT parece ser uma alternativa eficiente e mais barata”, disse Bocevski.

Greca também contou ao embaixador que a capital paranaense quer se estabelecer como um polo brasileiro de inovação. “Curitiba teve a primeira universidade do Brasil, em 1912, e é uma cidade muito inovadora.”

O prefeito ressaltou ainda que nesta quinta-feira (21/3) acontece a abertura do Smart City Expo, evento que vai discutir soluções, oportunidades e os desafios para transformar as cidades em inovadoras e convidou o embaixador a participar.

A cooperação cultural também esteve na pauta e a vinda de exposições e filmes produzidos na Macedônia foi cogitada.

Ao final do encontro, o prefeito presenteou o embaixador com uma gravura de um artista paranaense.

O embaixador e o país

Ivica Bocevski é o primeiro embaixador da Macedônia do Norte residente no Brasil e na América Latina. A língua falada no país é o macedônio, de origem eslava, e a maioria da população é cristã ortodoxa.

A chefe de Gabinete do prefeito, Cibele Fernandes Dias, e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, participaram do encontro.