Escola Municipal do Boqueirão reúne estudantes e idosos em sala de aula

No meio da turma do 2º ano da Escola Municipal CEI David Carneiro, no Boqueirão, o grande destaque da última semana foi o pessoal da terceira idade. Demonstrando experiência e curiosidade, moradores do Lar Iracy Dantas foram as estrelas da aula de campo para troca de experiências com as crianças sobre o tema Direitos Humanos.

A ação é uma iniciativa do Programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em sala de aula e tem entre seus objetivos fazer com que os estudantes conheçam seu bairro, como ele se constitui, qual sua história e quem mora nele.

Uma das vertentes do programa tem como foco a integração e o reconhecimento dos idosos na sociedade, ao despertar a reflexão sobre o processo de envelhecimento da população brasileira. “O preconceito contra o idoso com frequência é manifestado pela falta de sensibilidade e de solidariedade, numa atitude em que torna depreciativo o destino inevitável de todos nós: sermos testemunhas do tempo”, explica a professora Bianca Marques, uma das responsáveis pelo trabalho.

Crianças, famílias e toda a comunidade foram envolvidas em atividades que abordaram o direito das pessoas idosas, imigração, diversidade religiosa, valorização dos vínculos afetivo, comportamentos para o convívio social, entre outros.

Amizade

Maria José, 83 anos, e Joana Marques, 85 anos, responderam perguntas da turma sobre os modos de brincar e estudar da infância delas. Brincadeiras como ‘Escravos de Jó’, carrinho de rolimã, bets, peteca, jogo da velha, bambolê, pular corda, peão, argolas e bolas de gude foram descritas como as preferidas na infância das idosas.

“O intuito é passar um tempo divertido e interagir com as crianças, relembrando os bons tempos e mostrando outras formas de brincar, além do celular”, explica Maria José.  

A relação de amizade criada também ultrapassou a expectativa das professoras da turma. No momento de leitura, idosos e estudantes partilharam interesses e experiências e a afinidade foi tão forte que as crianças convidaram os idosos para a sessão de contação de histórias “A colcha de Retalhos", da autora Conceil Correa da Silva. 

A história do livro rendeu também muitas produções da colcha de retalhos e toalhas personalizadas, em conjunto com as famílias, durante o sábado letivo.

“Professores e estudantes incentivaram os idosos a acompanhar essas atividades, para retornarem motivados ao lar. O momento também foi uma oportunidade para o estudante conviver com o idoso em uma situação diferente, em uma sala de aula. É um aprendizado mútuo, que vai além do que é ensinado nos conteúdos curriculares”, explicou a professora Patrícia Bassan.

Para a estudante Evelyn Freitas, 8 anos, as lições são ainda mais valiosas. “Eu aprendi que temos que respeitar quem viveu mais tempo e dar muito carinho para ela”, disse a menina.