Fundação Cultural abre inscrições para laboratórios de Literatura

A Fundação Cultural de Curitiba está com inscrições abertas para cursos na área de Literatura com aulas ao longo do semestre. São dois laboratórios de leitura e uma oficina de criação literária.

Nesta quinta-feira (1/3) tem início, no Solar dos Guimarães, o laboratório Literatura, Leitura, Leitor, Recepção. A partir da leitura e discussão de textos de autores como Vincent Jouve, Roger Chartier, Rildo Cosson, Eliane Yunes e Wolfgang Iser, o curso tem o intuito de aperfeiçoar as reflexões críticas sobre as práticas de mediação e de roda de leitura. Com mediação da professora Diamila Medeiros, mestre e doutoranda em Letras pela UFPR, os encontros serão divididos entre leituras teóricas e leituras de textos literários.

A oficina de criação literária Pensando Narrativas mostrará os possíveis caminhos da narração. Nos encontros, a partir de 6 de março, no Solar dos Guimarães, os participantes serão convidados a refletir sobre o ato da criação literária – estruturas narrativas, elaboração de personagens e teoria do discurso – com leituras e exercícios de escrita criativa.

Durante todo o curso, eles também terão a oportunidade de experimentar diversas formas textuais. A orientação é da escritora Mylle Silva, autora do livro de contos A Sala de Banho (2014) e roteirista das histórias em quadrinhos A Samurai (2015), A Samurai: Yorimichi (2016) e A Samurai: Primeira Batalha (2017 – em produção).

O laboratório de leitura Clareira Para Dias Que Não Param – Bases Para se Pensar a Leitura, com início no dia 6 de março, na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, tem como objeto de apreciação não apenas textos literários, mas também filmes, músicas e reproduções de obras de arte. Com orientação de Mauro Tietz, o objetivo é debater o papel da leitura e das artes na formação das subjetividades.