Greca sanciona lei que cria Dia da Procuradora e do Procurador Municipal

O Dia da Procuradora e do Procurador Municipal já faz parte do calendário oficial da cidade. A lei, proposta pelos vereadores Pier Petruzziello e Mauro Bobato, foi sancionada, na tarde desta terça-feira (14/9), pelo prefeito Rafael Greca. A partir de agora, o dia 8 de abril é de comemoração dupla: pelo aniversário da Procuradoria Geral do Município (PGM) e pela homenagem aos seus servidores.

A assinatura do prefeito aconteceu em uma solenidade que marcou a celebração dos 45 anos que a Procuradoria completou neste ano. Com todos os protocolos de segurança para evitar o contágio de covid-19, a cerimônia contou, também, com a inauguração da Galeria dos Procuradores-Gerais, homenageando os 15 procuradores-gerais que estiveram no comando da instituição ao longo dos anos. O painel fica no térreo do edifício-sede da Procuradoria, na Avenida João Gualberto, no Centro.

“É com imensa alegria que celebramos os méritos desta Procuradoria e de seus feitos para a conquista da cidadania plena de Curitiba”,  disse Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone. “Este painel retrata a trajetória da construção da modernidade da nossa cidade dentro do Estado de Direito”, completou o prefeito.

Compareceram os homenageados Heron Arzua, Giovani Gionedis, José Cid Campêlo Filho, Luiz Carlos Caldas, Maurício Eduardo Sá de Ferrante, Ivan Lelis Bonilha, Claudine Camargo e Joel Macedo Soares Pereira Neto. Confira abaixo a lista completa dos ex-procuradores-gerais da galeria.

A Procuradoria-Geral foi criada em 8 de abril de 1976, pelo Decreto 163/1976, assinado pelo prefeito da época, Saul Raiz, em substituição ao então Departamento Jurídico do Município. Hoje atuam na PGM 83 procuradores, organizados em carreira própria, prevista na Lei 11.001/2004.

Agradecimento

A procuradora-geral Vanessa Volpi destacou as mudanças e a evolução da Procuradoria ao longo dos anos para atender as demandas de uma cidade inovadora como Curitiba. “Sem dúvida, nosso maior desafio nestas pouco mais de quatro décadas vem sendo a pandemia, que nos traz questões novas e complexas, com a responsabilidade de resguardar a saúde da população, manter as decisões da gestão e a eficiência das políticas públicas”, avaliou.

Ao agradecer aos vereadores pela proposição da criação do dia da Procuradora e do Procurador Municipal, Vanessa também enalteceu o trabalho dos servidores, representados na solenidade com público reduzido pela subprocuradora-geral, Rosa Maria Alves Pedroso, e pelos diretores das procuradorias Fiscal, Paulo Fortes Filho; Judicial, Miguel Adolfo Kalabaide; de Recursos Humanos, Deonildo Luiz Borsatti; da Consultoria Jurídica, Mariana Rocha Urban; e da Comissão Permanente de Sindicância, José Carlos do Nascimento, que também é presidente da Associação dos Procuradores Municipais.

Estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kusma; e os vereadores Mauro Bobato e Seginho do Posto.

Confira a lista completa dos ex-procuradores-gerais:
Heron Arzua
Ernani de Assis Correa Filho
Rui Correa Lopes
Edson Tavares da Silva
Goyá Campos
Giovani Gionedis
José Cid Campelo Filho
Marcus Vinícius de Lacerda Costa
Eraldo Luiz Kuster
Luiz Carlos Caldas
Maurício Eduardo Sá De Ferrante
Ivan Lelis Bonilha
Claudine Camargo
Joel Macedo Soares Pereira Neto
Vanessa Volpi Bellegard Palacios