Liceus de Ofícios oferecem oficinas de inclusão digital no mês dos idosos
A professora aposentada Ione Pasqualin Zago, 74 anos, estava animada em aprender todos os recursos que o smartphone comprado há três anos oferece. Ela conta que o sobrinho a ensinou os primeiros passos, mas ela quer avançar.
“O idoso tem memória curta, precisamos sempre reforçar as informações e hoje estou aprendendo a fazer selfie, fotos panorâmicas e outros recursos que eu não conhecia”, diz dona Ione.
A aposentada é uma das alunas das oficinas de smartphone e redes sociais que vão até o dia 11, em diversas regionais (programação abaixo). A inclusão digital pertence ao programa Liceu de Ofícios. A programação faz parte do mês de outubro, dedicado aos idosos.
A dona de casa Lurdes Ferreira, 71 anos, já participa de outras atividades da Prefeitura direcionada aos idosos – ginástica, pintura, ioga – e agora a oficina de smartphone e redes sociais entrou no radar. “Eu não fico em casa, todo dia tenho uma atividade, a gente precisa estar sempre aprendendo alguma coisa”, conta.
Participações
Em 2018, 301 idosos fizeram cursos de qualificação profissional e o de informática básica foi o mais procurado, com 114 participantes, seguido dos cursos de costura e de porteiro de edifícios.
Neste ano, até agosto, 246 idosos receberam certificados do programa Liceu de Ofícios e o curso de informática básica ainda é o mais procurado, agora seguido pelo curso de smartphones.
Segundo o professor Rodrigo José Gomes da Silva cada idoso apresenta dificuldades diferentes. Ele conta que durante a aula mostra um panorama geral do funcionamento do aparelho e depois atende individualmente para tirar as dúvidas de todos. “A maioria chega aqui querendo aprender a usar o WhatsApp e as redes sociais”, diz Rodrigo.
Programação das oficinas de smartphone
Data: 7/10
Local: Liceu de Ofícios Campo Comprido
Horário: 8h às 12h – 13h às 17h
Data: 8/10
Local: Liceu de Ofícios Fazendinha
Horário: 8h às 12h – 13h às 17h
Data:10/10
Local: Liceu de Ofícios Boa Vista
Horário: 8h às 12h – 13h às 17h
Data: 11/10
Local: Liceu de Ofícios Santa Felicidade
Horário: 8h às 12h – 13h às 17h
As inscrições podem ser feitas no portal Aprendere, o https://aprendere.curitiba.pr.gov.br, ou nos Liceus de Ofícios participantes.