Municípios do Conresol têm ações de combate ao Aedes nesta semana
Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Piraquara, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul são as primeiras cidades a se mobilizarem pelo mutirão metropolitano de prevenção a focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Serão feitas orientações à população por agentes de saúde dos municípios; recolhimento de entulhos e pneus; mutirões de limpeza, e roçada de áreas identificadas como necessárias pelos técnicos das prefeituras. Mais informações podem ser obtidas com cada um dos municípios.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, 80% dos focos de dengue são removíveis.
União de esforços
A convocação para o trabalho conjunto foi feita em reunião técnica do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos (Conresol), na última terça-feira (28/1), no Palácio 29 de Março, pelo prefeito Rafael Greca.
“Contra a dengue, varrer é o melhor remédio”, disse Greca na ocasião, acompanhado pelos secretários de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto; e do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes.
O mutirão é liderado pelo Consórcio e a ideia é que seja replicado o modelo do Curitiba sem Mosquito, ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente, para as demais cidades e prevenir a infestação na Região Metropolitana de Curitiba.
As referências para auxílio no planejamento das ações, informações e material de apoio de divulgação são o próprio Consórcio, e as secretarias de Estado da Saúde e do Desenvolvimento Sustentável; e as municipais da Saúde e do Meio Ambiente.
Na capital
Na capital, três mutirões do Curitiba sem Mosquito já estão programados para o mês de fevereiro. O primeiro deles é na Regional Cajuru, já entre os dias 10 e 11. As ações acontecem, ainda, nas regionais Boa Vista e CIC, na semana seguinte, entre 17 e 18 de fevereiro.
Curitiba Sem Mosquito
Em uma ação integrada entre as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente a Prefeitura promove durante todo o ano, desde 2017, o mutirão Curitiba sem Mosquito, que faz a coleta de entulhos em regiões vulneráveis nos dez distritos sanitários da cidade.
Em 3 anos, o mutirão recolheu mais de 3 mil toneladas de lixo e entulho por toda a cidade.
Dez passos para afastar mosquito Aedes aegypti:
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.