No Água Verde, Setran apreende veículo em mau estado de conservação
Uma caminhonete GM Chevy azul com os pneus desgastados (carecas), lataria com avarias, parabrisa trincado e sem cinto de segurança foi multada e removida após fiscalização da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito no bairro Portão, nesta quarta-feira (28/8).
Essas características configuram mau estado de conservação do veículo, comprometendo a segurança do motorista e dos passageiros da caminhonete e, também, aumentando riscos para outros condutores, ciclistas e pedestres.
“As condições dos pneus precisam ser verificadas com periodicidade pelo condutor do veículo, para evitar riscos de acidentes que podem ser fatais”, salienta o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
Para esse caso, a infração de trânsito é de natureza grave, com perda de cinco pontos na CNH ao proprietário e multa de R$ 195,23, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo constatado pelas equipes de trânsito, o motorista não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estava com o licenciamento atrasado (infração gravíssima que prevê a remoção do veículo, além de sete pontos e multa de R$ 293,47).
O proprietário ainda foi multado por permitir a posse do veículo a condutor sem CNH. A situação foi verificada na Rua Engenheiro Niepce da Silva, nas proximidades com a Rua Morretes.
Estacionamento irregular e sem licenciamento
Próximo do local dessa primeira fiscalização, os agentes de trânsito ainda se depararam com uma Kombi, na Rua Marion Niepce da Silva, estacionada em desacordo com a regulamentação (em vaga de 15 minutos, com o pisca-alerta desligado).
O desrespeito à regulamentação indicada nas placas de trânsito gera cinco pontos na CNH, além da multa prevista para a infração grave, conforme o inciso XVII do artigo 181. O veículo, com licenciamento atrasado, foi guinchado e conduzido ao pátio da Superintendência de Trânsito (Setran).
“É de responsabilidade do motorista deixar o licenciamento em dia, como previsto em legislação federal. Em caso de parada em blitz ou fiscalização de rotina, licenciamento atrasado prevê a remoção do veículo”, ressalta Rangel.
Após o guinchamento, o veículo é lacrado (sem possibilidade de retirada de pertences que estejam dentro) e pode ser retirado do pátio após a regularização, com pagamento das taxas cabíveis.