Novas viaturas reforçam estrutura da Patrulha Maria da Penha

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal recebe duas novas viaturas para reforçar o trabalho de atendimento a mulheres vítimas de violência. 

A entrega também faz parte das comemorações pelos 327 anos da cidade.

Os dois veículos, modelo Fiat Argo, foram entregues pelo prefeito Rafael Greca nesta segunda-feira (9/3), na Casa da Mulher Brasileira. A aquisição foi possível por meio de um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Essas viaturas, somadas àquelas já utilizadas no trabalho, dão mais efetividade à proteção das mulheres e suas crianças. É uma causa que fala ao meu coração de prefeito, é uma causa da Margarita [Sansone, primeira-dama]", declarou o prefeito.

A Patrulha Maria da Penha faz visitas periódicas a mulheres com medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário. Além de situações com companheiros ou ex-companheiros violentos, são atendidos casos de agressão física e psicológica provocadas por filhos, parentes, ex-companheiros e empregadores.

"Todas as mulheres e crianças em situação de risco dizem respeito à defesa social de Curitiba. Então eu desejo aos guardas que vão usar as novas viaturas que o façam com segurança, com rapidez, e desejo a todos que trabalham nessa Casa da Mulher curitibana que o façam com prontidão, que seu trabalho alivie e diminua o sofrimento das pessoas ameaçadas", afirmou o prefeito.

Trabalho

Desde o início do ano, a Patrulha fez cerca de 40 encaminhamentos à delegacia. São casos de prisão de suspeitos de agressão e de descumprir medida protetiva. Também há casos de vítimas que decidiram relatar ocorrências de agressão para a autoridade policial — no que se chama representação de crimes que ocorreram no passado.

Ao todo, 115 ocorrências de violação de medida protetiva foram atendidas por toda a Guarda Municipal no período.

Numa situação de emergência, a mulher vítima de violência deve ligar para o telefone 153 da GM. A viatura mais próxima do local é deslocada para fazer o atendimento de forma rápida e qualificada.

Pioneirismo

Durante a entrega das viaturas, Greca lembrou que, durante seu primeiro mandato como prefeito, foi criada a Pousada de Maria.

"A Pousada de Maria foi um trabalho pioneiro de apoio a mulheres e seus filhos vítimas de violência. No Brasil isso não existia em 1993", relembrou.

"Essa visão de defesa social, de segurança familiar, de apoio humanitário, a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens fez evoluir a proteção da mulher, até nós chegarmos a esta linda Casa da Mulher Brasileira que eu estimo", complementou.

Presenças

Estiveram presentes no evento de entrega das viaturas o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo; o superintendente da Defesa Social, Odgar Nunes Cardoso; a assessora de Promoção de Igualdade Racial, Marli Teixeira Leite; e a assessora de Políticas para Mulheres, Elenice Malzoni.