Prefeitura entrega comenda Ordem da Luz dos Pinhais

Num salão circundado pelos afrescos do pintor curitibano Sérgio Ferro, no Memorial de Curitiba, 33 personalidades e três instituições foram condecoradas nesta quinta-feira (19/9) pelo prefeito Rafael Greca pela Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba.

As medalhas e diplomas homenageiam curitibanos, de nascimento ou adoção, por sua contribuição ao engrandecimento da cidade e do bem-estar de seus habitantes.

“O agradecimento é a memória do coração”, disse Greca. “Domina esse memorial o painel do grande artista Sérgio Ferro e no centro dele o tímpano que relembra os ensinamentos de Sêneca: a essência da vida consiste em dar, receber e agradecer.”   

Com referências bíblicas e históricas, Greca apresentou às mais de 200 pessoas presentes a inspiração da honraria máxima da capital paranaense. A medalha é também uma homenagem ao escultor João Turin, um dos maiores artistas paranaenses e autor da obra "Homem à Altura dos Pinheiros”, estampada na peça.

“Ver o bem e não fazê-lo é covardia”, afirmou o prefeito.

“A luz nasceu para brilhar entre as mulheres e os homens. A luz nasceu para brilhar em um lugar alto. Que o senhor da vida e da luz os recompense e conserve esta medalha como símbolo da nossa gratidão. Vamos a partir desta cidade singular, iluminar todo o Brasil, a nossa pátria amada”, completou.

Homenageados

O senador Oriovisto Guimarães, falou em nome dos homenageados. “Obrigado Rafael Greca e obrigado Curitiba. Todos nós homenageados estamos em festa e honrados”, disse Guimarães.

O senador elogiou, ainda, as apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, intercaladas com as entregas das medalhas e diplomas.  

“A ideia é digna de Curitiba e da sua sensibilidade”, disse o senador, referindo-se ao prefeito.

A Camerata Antiqua de Curitiba – uma das instituições agraciadas – foi regida por Mara Campos. 

A abertura da solenidade foi com a Entrada das Bandeiras pela Guarda Municipal e o encerramento com a execução do Hino de Curitiba pelo Coro da Camerata.

O repertório das apresentações incluiu: Hino da Bandeira, Hino Nacional, Hallelujah (de Händel), Carinhoso (de Pixinguinha), Hino da Independência, Melodia Sentimental (de Villa-Lobos), Ode à Alegria (de Beethoven), Glória (de Vivaldi) e o Hino de Curitiba.

Cidadão de bem

“É bonito ver a família toda aqui, honrada e feliz”, disse a primeira-dama, Margarita Sansone, destacando a emoção envolvendo o maestro Isaías Pereira da Silva, um dos homenageados, e sua família.

O maestro é sargento da Polícia Militar e há 20 anos ensina crianças de comunidades vulneráveis música e cidadania.

“Acredito no poder na música para tirar as crianças da rua. Temos que dar uma nova perspectiva de vida para elas. Receber esta honraria hoje me deixa muito satisfeito e agradecido”, contou Silva.

Medalha

Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem é constituída de uma medalha, de um diploma e da inscrição do nome dos homenageados em um livro de registros. O decreto define o Conselho da Ordem e os critérios para a escolha de nomes, entre os quais:  conduta ilibada dos homenageados e ações de relevância em favor da cidade.

Banhadas a ouro, as medalhas são inspiradas na obra "Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci. A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba verde bandeira, com filete central vermelho, ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.

Os homenageados

ABRAPCH – Associação Brasileira de PCHs e CGHs

Adalberto Jorge Xisto Pereira, desembargador;

Anderson Rodrigues dos Santos, paratleta

Barbara Domingos, ginasta

Camerata Antiqua de Curitiba

Carlos Roberto Massa, comunicador e empresário

Coronel Péricles de Matos, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná

Daniel Silva, paratleta

Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Copel

Darci Pianna, empresário e vice-governador do Paraná

Enrique Iglesias, ex-presidente do BID

Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva

Fábio Ermírio de Moraes, empresário

Giovani Gionédis, advogado

Hajime Kimura, cônsul-geral do Japão em Curitiba

Isaías Pereira da Silva, maestro

Jacson Fressatto, analista de sistemas inovador

Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, ex-governador do Paraná em duas gestões.

Joeci Machado Camargo, desembargadora

Lucia Casillo, produtora cultural

Luiz Ernesto Meyer Pereira, produtor cultural

Marcos Francisco Bodanese, empresário

Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, designers

Odgar Nunes Cardoso, superintendente da Defesa Social

Oriovisto Guimarães, senador

Padre Reginaldo Manzotti

Paulo Eduardo Martins, deputado federal

Pedro Lupion, deputado federal

Raffaele Festa é cônsul-geral da Itália em Curitiba

Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, desembargadora

Reverendo Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).

Rodolfo Doubek Filho, arquiteto, urbanista e paisagista

Sérgio Ferro Pereira, artista plástico

Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública

Vitor Tavares, paratleta

Presenças

Participaram da solenidade o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro e a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.

Também estiveram presentes no evento os secretários municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias; da Educação, Maria Silvia Bacila; de Obras Públicas Rodrigo Rodrigues, o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o assessor de relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; o diretor da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o ex-deputado federal Abelardo Lupion; e os vereadores Sergio Balaguer (Serginho do Posto) e Mauro Bobato.

O ex-governador Jaime Lerner não pôde comparecer e deve receber seu diploma e medalha em outra data. Também já estava programada a entrega em outra data para o ministro Sergio Moro e o ex-presidente do BID Enrique Iglesias.