Curitiba quer parceria com Ceasa para evitar desperdício de alimentos

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta sexta-feira (20/9) o presidente da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Eder Eduardo Bublitz, e representantes dos comerciantes permissionários. Eles discutiram ideias para intensificar o aproveitamento das sobras de alimentos da Ceasa em Curitiba.

“Queremos evitar o desperdício de alimentos, seja com o projeto Mesa Solidária, seja com o resgate do programa Super Sopa, da ex-primeira-dama do Estado, já falecida, Fani Lerner, uma iniciativa que ajudou muita gente a combater a fome no Paraná”, disse Greca. “Precisamos ficar atentos porque o que sobra nas nossas casas falta nas dos pobres”, completou.

Acompanhado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e do secretário de Finanças, Vitor Puppi, Greca também conheceu os projetos de eficiência energética da Ceasa, como o uso de energia solar e do reaproveitamento de resíduos. “A Ceasa do Paraná será a primeira solar do País”, adiantou Bublitz.

Uma das ideias para evitar o desperdício é integrar o Banco de Alimentos da Prefeitura, que entra em operação no fim deste mês, com o da Ceasa, que coleta e repassa para instituições de assistência social os hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas condições de consumo.

Banco de Alimentos

O Mercado Municipal de Curitiba, ligado à Prefeitura, já tem um projeto de Banco de Alimentos. É o primeiro do País em um mercado desse tipo e deverá entrar em operação plena no fim deste mês.

Já no Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba estão cadastradas 125 entidades assistenciais. O programa repassa, em média, por mês cerca de 161 toneladas de hortigranjeiros atendendo 48 mil pessoas em todo Estado.

Presenças

Participaram da reunião, pela Ceasa: João Busso, diretor administrativo e financeiro; Antonio Leonardecz, diretor técnico, Joel Paveslki, comerciante. Pelo Sindicato dos Permissionários, estiveram Marcos Aurelio Batistela, Rogerio Salesbram e Volni José Vieira. Também esteve no evento o superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Edson Rivelino Pereira, e Nivaldo Vasconcellos, coordenador do programa de desenvolvimento agroalimentar da Região de Curitiba da secretaria.