Prefeitura orienta proteção de idosas contra a violência

Cento e cinquenta mulheres lotaram o auditório do Hospital do Idoso nesta semana para assistir às palestras de orientação em casos de violência doméstica contra idosas. O evento, promovido, na segunda-feira (24/6), pela assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba, fez parte das ações do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no último dia 15 deste mês.

Segundo a assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres do município, Elenice Malzoni, mais de 50% dos casos de violência contra mulheres idosas acolhidas pela Casa da Mulher Brasileira são provocados por familiares.

“As principais situações de violência são negligência, violência patrimonial e física”, disse Elenice.

As palestras buscam orientar idosos e familiares a identificar os sinais de agressão e os aspectos psicológicos relacionados à violência, bem como informar sobre os canais de denúncia e as formas de prevenção.

Isabel Pavelski, 69 anos, que há 25 anos é voluntária em projetos sociais conta que já auxiliou idosas nesta situação. “É importante buscar essas informações para poder ajudar”, ressaltou. Também presente ao evento, Rosa dos Santos, 57 anos, se interessou pelo conteúdo das palestras. Na opinião dela, é sempre bom buscar o conhecimento.

“Qualquer um pode ser vítima”, frisou Rosa.

Números da violência

Entre 2016 e 2018, a Casa da Mulher Brasileira registrou um aumento de 315% de casos de violência contra idosas. Foi um salto de 238 para 752 registros. Até maio deste ano foram recebidas 444 idosas vítimas de violência. “São dados de mulheres que se encorajaram para romper com esse ciclo, mulheres que tiveram coragem de virar a página”, completa.

Também participaram do evento, a representante do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Luciana Rodrigues dos Santos Lima e a gerente do Serviço de Convivência do Idoso da Fundação de Ação Social (FAS), Ana Paula Rodrigues. O encontro contou com o apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e da FAS.

Atendimento

A Casa da Mulher Brasileira  atende a mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas dos filhos. É referência nacional neste tipo de acolhimento porque reúne todos os serviços públicos necessários para que elas possam sair do ciclo de violência. O endereço é na Avenida Paraná, 870 – Cabral.