Renovada, Praça da Espanha agrada comerciantes e moradores da região

A Praça da Espanha, no Bigorrilho, voltou a ganhar vida com a limpeza das pichações e a pintura nova feita pela Prefeitura. E deve atrair ainda mais curitibanos e turistas, segundo a expectativa dos comerciantes locais.

Nas últimas semanas, a Casa da Leitura Miguel de Cervantes foi pintada de vermelho e amarelo, as cores da bandeira espanhola. Os trabalhos estão em fase final. A fonte, que ocupa um lugar central e de destaque na Praça, foi pintada e também teve a bomba d’água consertada. Equipes do Departamento de Parques e Praças ainda fazem a manutenção constante do local, com roçada e limpeza.

A presidente da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores), Alaíde Marcolini, diz que o início da revitalização pode marcar uma nova fase da Praça da Espanha. “O que a gente busca, agora, é tornar o ponto ainda mais turístico, trazer as pessoas que vêm a Curitiba para conhecer a praça e as suas atrações.”

Ela conta que as famílias com crianças, que buscam o parquinho como principal ponto de encontro, voltaram a se reunir no local. “O módulo policial e a manutenção têm um papel importante na recuperação dessa atmosfera e nossa expectativa é de que seja um esforço contínuo”, pontua.

A Ascores reúne de 60 a 80 associados, 20 deles com estabelecimentos localizados imediatamente ao redor da praça. Alaíde conta que isso faz com que o quarteirão seja o palco das principais atividades da associação.  

Para Cristiana Brenner, uma das sócias de um restaurante na Rua Carlos de Carvalho, pouco antes da praça, toda melhora é bem-vinda. “Ter um entorno bem cuidado e caprichado faz com que as pessoas também ajudem a cuidar, frequentem a praça e os estabelecimentos.”