Sem crianças, escolas e CMEIs recebem obras para melhorar infraestrutura

Duas escolas e três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Regional Santa Felicidade estarão diferentes quando os estudantes, ao fim do período de distanciamento social, puderem retornar às aulas presenciais. As unidades escolares estão passando por obras de infraestrutura, conservação e manutenção. A execução dos serviços respeita as recomendações de proteção contra o novo coronavírus.

Os trabalhos acontecem nas escolas municipais Walter Hoerner, no Mossunguê, Paranaguá, no Santo Inácio, e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Butiatuvinha, no bairro de mesmo nome, Monteverdi e Professora Lygia Carneiro, ambos em Santa Felicidade.

“São intervenções necessárias para melhorar as condições para o ensino e a aprendizagem de mais de mil crianças e estudantes”, diz a chefe do núcleo de Educação da Regional Santa Felicidade, Denise Luciane Lipinski Rutkoski.

Na Escola Municipal Walter Hoerner começou a construção da quadra coberta, reivindicada havia anos pela comunidade. A obra foi uma das prioridades estabelecidas no programa Fala Curitiba, que ouve a população dos bairros para estabelecer o que é prioridades local para ser incluído no orçamento do município. Já na Escola Municipal Paranaguá as melhorias são nos banheiros, com ajustes internos e rampas de acessibilidade.

CMEIs

No CMEI Monteverdi, que vai ampliar as vagas para crianças do berçário, foram realizados ajustes no banheiro que agora conta com novo trocador. Também foram feitas adequações no banheiro para garantir acessibilidade no CMEI Lygia Carneiro, além de melhorias no solário. O CMEI Butiatuvinha ganhou revisão na rede de esgoto e novas caixas coletoras de gordura.  

As intervenções nas escolas e CMEIs são constantes e acontecem por meio do programa Escola Bem Cuidada, da Prefeitura, que investe na infraestrutura das unidades escolares para garantir a qualidade da aprendizagem. Nos últimos três anos, o Escola Bem Cuidada teve investimentos de R$ 48 milhões para a revitalização de unidades de ensino.

Antes do início deste ano letivo, a Secretaria Municipal da Educação realizou uma série de obras em 35 unidades, que receberam serviços de manutenção e adequação em banheiros, calçadas, muros, telhados, redes elétricas e de gás, além de pintura, roçadas e limpeza.

As escolas também contratam diretamente a execução de serviços de manutenção, melhoria e pequenos reparos nas unidades com os recursos do Fundo Rotativo, que recebem diretamente da Prefeitura.

Áreas essenciais

Segundo decretos estadual e municipal que regulam as atividades em tempo de pandemia da covid-19, a construção civil está entre as áreas essenciais que devem seguir com suas atividades. O setor já tem por hábito dispor de equipamentos de segurança para seus trabalhadores. Os tradicionais capacetes, óculos e luvas, em muitos casos, estão sendo reforçados por máscara de proteção facial. Também foram reforçadas as orientações para o uso frequente de álcool em gel e a lavagem das mãos com água e sabão.