Startup curitibana torna o Rock in Rio mais inclusivo para pessoas cegas

A Veever, startup curitibana que criou um aplicativo que ajuda pessoas com deficiência visual se localizarem pela cidade, vai levar sua tecnologia para o Rock in Rio, que começa em 27 de setembro. A parceria com os organizadores do maior festival de música da América Latina irá permitir, pela primeira vez no mundo, que pessoas cegas possam usufruir de toda a infraestrutura de um festival de música, recebendo informações por áudio sobre o espaço em seus smartphones.

João Pedro Novochadlo, um dos sócio-fundadores da Veever, conta que a experiência proporcionada pelo aplicativo curitibano será inédita em um evento musical e, certamente, um marco em prol da inclusão social. “Das 750 mil pessoas previstas para os cinco dias do Rock in Rio, apenas 30 são deficientes visuais com ingresso já comprado", observa ele.

"Esperamos que a nossa tecnologia de acessibilidade possa incentivar que mais pessoas com esta limitação visual participem do evento”, reforça Novochadlo.

O sócio-fundador explica que, para que os deficientes visuais possam ter uma experiência única, dispositivos bluetooth (beacons) serão instalados nas mais diversas áreas da Cidade do Rock.

“Uma vez que o aplicativo do Veever esteja instalado e aberto no celular do usuário, os beacons irão se comunicar com os aparelhos, informando por áudio sobre os pontos de interesse ao seu redor, como os palcos, as arenas, as praças de alimentação, os banheiros e as entradas e saídas do evento”, observa.

O aplicativo também trará audiodescrição das áreas, descrevendo suas formas, cores, tamanhos e até mesmo curiosidades. Além disso, quando o deficiente visual apontar o telefone em determinadas direções, utilizando o giroscópio, o aplicativo informará sobre possíveis pontos de interesse naquela direção.

A Veever fará um teste da tecnologia no dia 24 de setembro, em um evento para convidados no Rio de Janeiro, antes da abertura dos portões da Cidade do Rock, em 27 de setembro.

A startup, inclusive, irá levar dez pessoas com deficiência visual de Curitiba para o evento.

Para cobrir todas as áreas do Rock in Rio com beacons, a Veever fechou uma parceria com outra empresa da capital, a Inovatso Soluções em Tecnologia, que cedeu os dispositivos bluetooth.

Vale do Pinhão

Na avaliação da Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, a solução criada pela Veever é um exemplo do esforço de empreendedores, poder público, universidades e entidades que integram o Vale do Pinhão para oferecer inovações que respondam às necessidades da população.

“A inovação só vale quando se torna um processo social”, acrescenta ela. Os sócios-fundadores da Veever já estiveram reunidos com o prefeito Rafael Greca, no início deste ano, apresentando o aplicativo.