RMC

Mais de 1500 são-joseenses já utilizaram os Ecopontos

(Foto: PMSJP)

Os Ecopontos, instalados pela Prefeitura de São José dos Pinhais em vários pontos da cidade, já receberam mais de 1500 pessoas, segundo dados da Secretaria Municipal de meio Ambiente (SEMMA). Com o objetivo de evitar o descarte do lixo em locais inapropriados, como em beira de rios e terrenos baldios, os Ecopontos entraram na rotina dos são-joeenses como opção correta de descarte de entulhos.

Neles, podem ser descartados resíduos de construção e demolição, madeira, sobras de podas, materiais recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de fritura, e pneus. A novidade agora é que sobras de gesso, pilhas e baterias também podem ser descartadas nos Ecopontos. 

Entre os matérias descartados, a maioria é composta por: Recicláveis (29%); Madeira (24%); Caliça (16%) ; Inservíveis (10%);Eletroeletrônicos (6%); Metal (4%);Sobras de Podas(4%);Gesso (3%); Pneu (3%);1%; óleo de Fritura (1%).

Atualmente, o município conta com quatro Ecopontos em funcionamento, sendo eles localizados nos bairros Rio Pequeno, Ipê, Guatupê e Borda do Campo. E, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mais dois Ecopontos estão em processo de implantação na cidade.