Bolsa do Geração Olímpica incentiva atletas a avançar em suas modalidades

No Programa Geração Olímpica, a categoria Estadual tem o papel fundamental de preparar atletas para alcançar níveis superiores em suas modalidades. Maior programa de incentivo financeiro esportivo do país, o Geração Olímpica é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, com o patrocínio exclusivo da Copel – na edição 2021 o investimento será de R$ 4,75 milhões.

Em seu regulamento, há sete categorias, divididas por faixas etárias, valores e características de competição: Formador, Técnico Formador, Estadual, Técnico, Nacional e Internacional / Olimpo.

A categoria Estadual destina bolsas para atletas entre 11 e 21 anos, que frequentam e estão matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio ou superior no Paraná, e que são federados no Estado. Em 2021, serão 400 bolsas nesta categoria para atletas que buscam novos patamares.

De acordo com a coordenadora do Programa Geração Olímpica, Denise Golfieri, a bolsa tem o objetivo de dar um salto na carreira dos jovens atletas. “A categoria Estadual marca uma transição de fase desses atletas que têm entre 11 e 21 anos e que buscam se profissionalizar em seu esporte, ou seja, sair da fase de iniciação esportiva e alcançar aperfeiçoamento profissional”, destaca.

EXEMPLOS DE LUTA –  O judô é a modalidade com maior número de contemplados na categoria Estadual em 2021. Coincidentemente é o esporte que mais tem medalhas olímpicas pelo Brasil, o que mostra que a formação de excelentes atletas na modalidade continua.

Para exemplificar, uma história curitibana de paixão pelo judô passada de pai para filho. Fabiano Milano é referência na modalidade em nível internacional – seu filho Gustavo Milano é contemplado com a bolsa Estadual e trilha os passos do pai.

“A prática do esporte é de suma importância para o desenvolvimento dos adolescentes e o Gustavo foi estimulado a gostar de esporte desde pequeno, o que é uma paixão de família, pois eu e meus irmãos somos atletas de alto rendimento”, conta o pai do atleta.

Fabiano Milano, pai do judoca Gustavo, começou a praticar o judô aos nove anos e aos 13 conquistou o primeiro campeonato paranaense. Depois, foi campeão brasileiro, alcançando a seleção, onde representou o Brasil em competições internacionais, chegando a disputar as eliminatórias olímpicas de 1992. Toda essa trajetória e experiência ele repassa ao filho, que aos 16 anos já trilha os mesmos caminhos, se destacando nos Jogos Escolares da Juventude na etapa nacional.

Esse destaque só é possível devido à dedicação do atleta em seus treinos, mas também por causa do auxílio financeiro no esporte. “A bolsa Estadual é importante para o Gustavo e também para outros atletas, para continuar a treinar, auxílio esse que eu não tinha há 30 anos. Além disso, o valor ajuda na compra de materiais esportivos e estimula o atleta a seguir competindo e buscar objetivos maiores dentro da sua modalidade”, afirma Fabiano.

É o que reforça o treinador do Gustavo, Alan Leandro Vieira, da AABB Curitiba, também contemplado pela bolsa técnico Ead, destinada aos técnicos que estejam treinando atletas ou equipes no Estado do Paraná, de modalidades olímpicas ou paralímpicas oficiais.

“Em 2021 temos três atletas contemplados na categoria Estadual e eu fui contemplado como técnico. Esse apoio faz os atletas continuarem competindo. Eles buscam ser melhores a cada dia nos treinamentos para alcançar vagas nas seleções de bases e crescer no esporte, pois almejam sempre voos maiores”, explica Alan Leandro.

“Para os técnicos também é muito importante, não só financeiramente, mas neste momento de pandemia também é um apoio emocional para continuar lutando, ainda mais para quem tem família”, declara o bolsista técnico Ead.

LITORAL – Na cidade histórica de Antonina reside uma jovem desbravadora de mares, a atleta Vitória Eduarda Pugsley, da Vela, que também foi contemplada com a bolsa Estadual. A velejadora conta que sempre foi escoteira do mar, sente-se bem perto da água e do barco, então a modalidade foi escolhida por amor.

Com foco e disciplina, Vitória treina todos os dias na Baía de Antonina, um dos principais pontos turísticos do munícipio. E apesar de não ser um esporte nada fácil, ela é impulsionada para ele. “Gosto demais dessa adrenalina, do contato com o mar e o barco, e a bolsa me ajuda justamente em questões de viagens para que eu possa participar de regatas pelo Brasil e aumentar o meu nível de competição”.

Ela é a atual Campeã Paranaense Laser 4.7 2020, que é uma embarcação à vela de categoria olímpica, sendo a modalidade mais popular no mundo. A velejadora já projeta o futuro. “Corri o Sudeste brasileiro representando o Paraná e quero desbravar mais ainda esse mar. A bolsa do Paraná Olímpico é um grande incentivo para eu velejar cada vez mais longe”, afirma.

RIO 2016 – A curitibana Carolyne Mercer Pedro começou a praticar ginástica artística com apenas quatro anos. Sua paixão pelo esporte cresceu e começou a dedicar-se em tempo integral. Em 2011, no primeiro ano do então Programa Talento Olímpico do Paraná, hoje o consagrado Geração Olímpica, Carol foi contemplada na categoria escolar, equivalente à bolsa estadual atualmente.

A atleta é treinada pela técnica ucraniana Iryna Ilyashenko, no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná, em Curitiba, e lembra emocionada de sua participação na Rio 2016: “Ser bolsista TOP2016 fez toda a diferença para que eu fosse a primeira reserva  na Ginástica Artística na Olímpiada do Rio de Janeiro. Já alcancei muitos sonhos e tenho muitos pela frente e o Geração Olímpica sempre fez parte da minha trajetória”, conta Carolyne.

MARCO – O ano de 2021 celebra a décima edição (2011-2021) do programa Geração Olímpica. Neste período, mais de 10 mil atletas e técnicos tiveram a oportunidade de receber bolsas em forma de apoio financeiro. Ao longo desse período ajudou no desenvolvimento de suas carreiras e levou o Paraná ao status de referência nacional na área. A Copel é a patrocinadora – na edição 2021 o investimento será de R$ 4,75 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *