Celepar estrutura área de Internet das Coisas com foco em soluções para o Governo

A gerência de Inovação da Celepar agora possui uma área de Internet das Coisas (IoT). Oficialmente estruturada nesta terça-feira (1º), é composta por especialistas que estarão focados em buscar soluções para o Governo neste cenário promissor na área tecnológica, em especial com a vinda do 5G para o Brasil.

Estima-se que mais de 20 bilhões de dispositivos IoT estejam em circulação até 2023. A inteligência de sistemas baseados em Internet das Coisas pode ser aplicada em diversas verticais como mobilidade urbana, saúde, segurança, logística, agro, sistemas hídricos e elétricos.

“Quando pensamos sobre Internet das Coisas surgem alguns dispositivos, desde termostatos, até automóveis conectados à internet. Entretanto, se tratarmos em um contexto de governos inteligentes, veremos que a tecnologia pode revolucionar a maneira pela qual serviços governamentais entregam valor para os cidadãos”, explica o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Partindo de sistemas avançados de IoT, os sensores, quando conectados a “coisas”, permitirão que o mundo físico seja quantificado e avaliado de maneira precisa e em tempo real.

Segundo a Celepar, são quase que ilimitados os benefícios e as aplicações que têm como base essa tecnologia, que está transformando o dia a dia das pessoas, proporcionando economia de tempo e de recursos, oferecendo novas oportunidades de crescimento, inovação e geração de conhecimento.

5G 

Prevista para estar disponível nas 27 capitais brasileiras até julho de 2022, a internet 5G é vista, tanto pelo governo federal quanto por empresas de tecnologia e de telecomunicações, como uma revolução tecnológica abrangente. A implementação desta tecnologia promete trazer diversas inovações que vão se refletir em maior produtividade, avanços na economia e na qualidade de serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *