Porto de Paranaguá apresenta futuro “Moegão” em audiência pública em outubro

A Portos do Paraná agendou para o dia 20 de outubro a apresentação à comunidade do projeto de centralização da descarga ferroviária em uma moega exclusiva para trens no Corredor de Exportação da região Leste do Porto de Paranaguá. A audiência pública do plano, conhecido como “Moegão”, será online e aberta à participação da população.

O aviso foi instalado em faixas informativas na região portuária e publicado em Diário Oficial do Estado (último dia 17). A Portos mantém uma página específica no site oficial da empresa pública para que todos possam contribuir com informações sobre a intervenção.

Como exige a legislação, os interessados têm pouco mais de 30 dias para enviar dúvidas e sugestões. O canal é o e-mail audiencia.moegao@appa.pr.gov.br.

A audiência foi marcada para as 14h e pode ser acompanhada neste LINK. Na página da Portos do Paraná foram disponibilizados vídeos e outros documentos que detalham o projeto.

PROJETO – Além do Moegão, o projeto prevê a reestruturação rodoferroviária dos acessos aos Terminais do Corredor Leste do Porto de Paranaguá, com o objetivo de otimizar a capacidade de recepção de cargas em ambos os modais.

“O projeto do Moegão terá capacidade para descarregar, de maneira simultânea, 180 vagões, em três linhas independentes que vão interligar os onze terminais”, diz o diretor de engenharia e manutenção, André Cassanti.

Entre os benefícios do projeto, além de aumentar a participação e dar mais agilidade à descarga pelo modal, estão a redução das interferências e cruzamentos rodoferroviários (de 16 para cinco pontos) e a redução dos custos para a cadeia logística.

Confira o vídeo da obra: