Porto de Paranaguá chega aos 85 anos como uma referência no setor
O Porto de Paranaguá chega aos 85 anos, comemorados nesta terça-feira, 17 de março, como o mais eficiente do Brasil. É líder na exportação de óleo vegetal e frango congelado, tem a maior capacidade de movimentação de contêineres do país, ocupa o primeiro lugar em importação de fertilizantes. É o segundo porto brasileiro na exportação de soja, farelo, açúcar, papel, carnes, álcool e veículos. Além disso, é também referência em desempenho ambiental.
“O Paraná não seria este estado moderno, com vocação agrícola e potencial econômico, se não tivéssemos a força do Porto de Paranaguá”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Estamos trabalhando para transformar o Paraná em um hub logístico da América do Sul, com o novo Anel de Integração, mais ferrovias e conexões aéreas. E o Porto de Paranaguá terá um papel decisivo nessa cadeia. É a porta de entrada de insumos que vêm de fora e a porta de saída de toda a transformação industrial e do agronegócio”, destaca o governador.
Para ele, o futuro deve ser de muito trabalho. “O mercado global manteve a confiança nos terminais paranaenses e no nosso agronegócio, mesmo com cenário internacional instável. Nossos indicadores cresceram em 2019, na indústria, comércio, geração de emprego e exportações, e queremos avançar mais”, disse.
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, considera Paranaguá essencial para o desenvolvimento do Brasil. “O porto tem apresentado resultados expressivos, com mais de 53 milhões de toneladas movimentadas no ano passado. É um porto que vem quebrando recordes, atraindo investimentos. Esse ano não será diferente. Paranaguá já está preparado para uma superssafra, com investimentos importantes para embarque de celulose e veículos. Vai receber melhorias de acesso rodoviário e ferroviário e tem vocação para ser, como já é, um dos maiores portos do país”.
CAMPANHA
Para comemorar a data, a empresa pública Portos do Paraná lança uma campanha que mostra a importância da atividade portuária para o país. Os materiais, produzidos em conjunto com a Secretaria de Estado de Comunicação Social e da Cultura, serão divulgados em vídeos, spots de rádio, sites, jornais e revistas. Além disso, uma campanha interna agradece aos funcionários e trabalhadores que fazem parte da história.
“A mensagem é de agradecimento para quem ajudou a construir essa evolução. O Estado do Paraná deve muito do desenvolvimento, industrialização, geração de emprego e renda, ao porto de Paranaguá”, reforça o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
INDUTOR
De acordo com o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia Silva, o desafio é manter o porto de Paranaguá como indutor de desenvolvimento regional. “Queremos gerar valor, não só na movimentação de cargas, mas na vida das pessoas que são, direta ou indiretamente, impactadas pela atividade portuária”, revela.
“Como empresa pública, nossos valores são voltados para um Estado que está em constante movimento, sem deixar de pensar nas pessoas e no mundo que queremos deixar para as gerações futuras”, completa ele.