Secretário apresenta no BIRD ferramentas digitais do Governo do Paraná

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros, que acompanha a governadora Cida Borghetti em sua agenda nos Estados Unidos, apresentou nesta segunda-feira (16), à diretoria do Banco Mundial (Bird), os portais Governo Digital, que permite o acesso a serviços do Estado pelo meio digital, e SEDU/Paranacidade Interativo, ferramenta de consulta e acompanhamento das obras executadas nos municípios paranaenses. A apresentação foi na sede do Banco, em Washington. 
As ferramentas digitais, explicou o secretário, são projetos inovadores do Paraná que dão mais transparência ao trabalho do governo e facilitam o acesso aos serviços públicos. Para os diretores do Banco Mundial, as soluções tecnológicas do Governo do Paraná servem de exemplo para os outros estados brasileiros.
O Governo Digital www.governodigital.pr.gov.br integra os sistemas do Estado e entrega serviços personalizados aos cidadãos, contemplando todas as áreas de governo. Mais de 200 serviços já estão disponíveis no portal, desde o pagamento do IPVA e consulta aos assuntos relativos à habilitação, consulta ao boletim escolar dos alunos da rede estadual e o acesso para emissão de primeira e segunda via da Carteira de Identidade.
Também integrado ao Governo Digital, o SEDU/Paranacidade Interativo (www.paranainterativo.pr.gov.br) permite acompanhar o andamento das obras em execução nos municípios, relativas aos projetos apresentados pelas prefeituras ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano. 
Além disso, o site disponibiliza dados sobre todos os municípios do Paraná. A partir de informações geográficas, a plataforma pode subsidiar as decisões tomadas pelo poder público em relação ao desenvolvimento urbano de cada cidade. 
FISCALIZAÇÃO – A ferramenta é instrumento de fiscalização para a população, pois dá acesso a todos os dados relativos a cada obra: município executor, número do projeto, lote, data da assinatura do contrato, valor, nome e CNPJ da empresa contratada, valor contratado para a empreitada e objeto da obra, além de ser possível visualizar as fotos de cada obra, sempre atualizadas com a última medição feita pelo técnico que fiscaliza a obra. 
Também dá para saber detalhes de todas as licitações autorizadas aos municípios. O sistema informa a relação dos municípios, o objeto, o valor a modalidade de cada licitação e a data em que foi entregue o edital. Há ainda um link para os sites das prefeituras que dá acesso aos editais.