Alunos de Pinhais são destaque em premiações estaduais

Dois importantes projetos, o Agrinho e Projeto MPT – Ministério Público do Trabalho, tiveram participação de alunos de escolas municipais de Pinhais. Recentemente a prefeita Marli Paulino; a vice-prefeita, Rosa Maria; a secretária municipal de Educação, Andrea Franceschini; alunos e profissionais das unidades premiadas estiveram reunidos.

Pelo Agrinho o aluno premiado a nível regional foi Isaac Neppel Ribeiro, do 2º ano, da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin; do MPT foram os alunos do 4º ano, Jhulya Borges, Leonardo Andrade, Nataly Pereira, Vinícyus Macetti Silva e Kauã Felipe da Silva da professora Noeli Teresinha de Lara, com a colaboração do estagiário Cássio de Freitas Lima, da Escola Municipal Antônio Alceu Zielonka.

O Agrinho é um programa estadual que anualmente envolve a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial de todo o Paraná.

O concurso tem como objetivo demonstrar à criança que é possível a integração entre o campo e a cidade por meio de atitudes sustentáveis, visando contribuir com a permanência no meio rural, além de mostrar na prática que a vida no campo é viável, lucrativa e autossustentável.

A participação no Projeto Agrinho se deu por categorias da seguinte maneira:

Desenho: destinado aos alunos da Escola Municipal Elis de Fátima Zem e do 1º ano das demais escolas;

Redação: destinada a todos os alunos de 2º ao 5º ano;

Experiência Pedagógica: destinada aos professores que trabalharam com o Programa Agrinho neste ano letivo;

Relato Escola Agrinho: destinado às escolas que tenham executado ações relacionadas ao Programa Agrinho durante o ano letivo de 2017.

Projeto MPT nas escolas no combate ao Trabalho Infantil

A iniciativa promove debates nas escolas de ensino fundamental baseados em temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, sobretudo à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. Participam da formação alunos e professores do 4º ano, visando os estimular a conhecer e combater esta triste realidade.

Ao final, cada unidade apresenta um portfólio das atividades realizadas, o qual é encaminhado ao Ministério Público do Trabalho. A participação no concurso é opcional e é realizado contemplando as categorias: desenho, poema, conto, esquete teatral, curta metragem e música.

A Escola Municipal Antonio Alceu Zielonka foi classificada em 1º lugar a nível estadual na categoria música e na 5ª colocação a nível nacional, e conquistou uma premiação em dinheiro, que deverão ser gastos com a infraestrutura na escola.