Alunos recebem certificação do PROERD em Pinhais

Na noite da última segunda-feira (28) foi realizada mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Pinhais. A iniciativa é promovida por meio da parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Polícia Militar do Paraná. O evento aconteceu na Escola Municipal Chafic Smaka, localizada no bairro Jardim Amélia..

A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, ressaltou a importância da participação dos pais neste processo. “Infelizmente não temos como dizer que o problema das drogas está longe dos nossos filhos. Mas as nossas crianças receberam, por meio deste programa, informações de como se manterem longe disso, porém temos que acompanhá-los sempre. Famílias e escolas devem permanecer unidas diante desta questão”, afirma.

De acordo com a policial soldado Josele da Silva, instrutora do Proerd em Pinhais, é gratificante perceber o quanto os alunos se envolvem com o projeto. “Sabemos que os participantes se dedicam ao projeto, portanto é muito relevante que os pais e familiares estejam presentes nesta formação. Afinal, percebemos que atualmente as tecnologias acabam afastando pais e filhos. Então, se pudermos deixar um conselho, salientamos o quanto é importante estar presente”, comenta.

Além dos alunos da EM Chafic Smaka, também participaram da formação os estudantes da EM Lírio Jacomel e EM Aroldo de Freitas.  Na quarta-feira (30) será a vez da Escola Municipal Severino Massignan, localizada no bairro Weissópolis, receber a solenidade.

Proerd

O Proerd é desenvolvido nas Escolas Municipais de Pinhais, com alunos do 5º ano do ensino fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, por meio de uma metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após o curso, as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião em que prestam o compromisso de se manterem afastados das drogas.