Centro Cultural de Pinhais recebe exposição “Janelas”

Até o dia 30 de maio o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebe a exposição "Janelas". A mostra reúne trabalhos de um grupo de oito artistas formados pela Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná, turma de 1995. Atuaram juntos em diversas exposições durante o curso e voltaram a se reunir no ano de 2018, por ocasião de três novas exposições.

Apesar da formação em gravura, os artistas possuem estilos diversos dentro das artes visuais, cada um com suas características pessoais, mas formando um grupo coeso nos ideais artísticos. De acordo com os artistas, o tema "Janelas" permite que o apreciador das obras possa contemplar o mundo sob as influências de tudo que viveu até aquele momento. Não importa se é um sonhador, romântico, pragmático ou sensível. A experiência vivenciada irá traduzir o que os sentimentos captam.

Conheça um pouco da trajetória de cada artista:

André Dias

Nascido em Curitiba, também mora e trabalha como designer na capital paranaense. Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) no curso Superior de Gravura, 1995. Pós-Graduado em Arte-Educação pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão Facinter, 2009. Curso de pintura a óleo no Museu Alfredo Andersen ministrado por Cristina Petry. Participou de 13 exposições coletivas.

Duas obras nesta exposição: "Babi" – Óleo sobre prancha-2018; "Davi" – Óleo sobre prancha – 2018.

Deise Dias

Nascida em Curitiba, Paraná. Mora e trabalha em Curitiba. Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) no curso Superior de Gravura, 1995. Cursou Comunicação Visual na UFPR (1989-91). Fez parte do diretório acadêmico Guido Viário, Gestão Arte Viva, 1993. Curso de pintura a óleo no Museu Alfredo Andersen ministrado por Cristina Petry. Participou de 13 exposições coletivas e um salão.

Uma obra nesta exposição: "Moça" – Técnica mista – 2019.

Elaine Santos

Natural de Lages, Santa Catarina. Mora e trabalha em Curitiba. Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) no curso Superior de Gravura, 1995. Participou de várias exposições coletivas, teatro amador e roteiros de peças.

Duas obras nesta exposição: "Aquário" – Crochê em fio de cobre – 2019; "Memórias"- Crochê em fio de malha – 2018.

Lisiane Barreto

Nascida em Apucarana, Paraná. Mora em Porto Belo, Santa Catarina. Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) no curso Superior de Gravura, 1995. Curso de pintura a óleo no Museu Alfredo Andersen ministrado por Cristina Petry. Participou de 13 exposições coletivas.

Cinco obras nesta exposição: "Universo I" (II, III, IV e V) – Arte Digital – 2019

Miriam Ledur

Nascida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Mora em Curitiba desde 1991. Cur­sou bacharelado em Artes Plásticas na UFRGS (1978-79). Formada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), 1995. Pós-graduada em Marketing pela FAE Business School em 2003. Trabalhou com programação visual, organização de eventos e criação e produção gráfica. Atualmente dedica-se à fotografia.

Cinco obras nesta exposição: "Q(u)antico I" (II, III, IV e V) – Impressão fotográfica em canvas – 2019.

Vivien Zanlorenzi

Nascida em Curitiba, Paraná. Mora e trabalha em Curitiba. Formada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), 1995. Pós-graduada em História da Arte pela mesma instituição. Com monografia editada no I Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Trabalha em parceria com Fundação Cultural de Curitiba com o intuito de levar a arte para Curitiba. Participou de 24 exposições coletivas, duas individuais, 10 salões e uma participação no Circuito de Galerias na Bienal Internacional de Curitiba.

Uma obra nesta exposição: "Janelas da Alma" – Acrílica sobre tela – 2019.

Andréa Bertoletti

Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2012. Especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), 1998. Graduação em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), 1995. Graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (FAP), 1996. Tem experiência na área de Artes, atuando no ensino das Artes Visuais na educação básica e na formação de professores em Artes Visuais. Atualmente atua como professora tutora na Educação à Distância (EaD) em curso de Licenciatura em Artes Visuais. Participou de salões de Arte no Paraná e Santa Catarina. Exposições coletivas de 1993 a 2018.

Quatro obras nesta exposição: "Série Copo d'Água" – Fotografia – 2017.

Carla Nardes

Formada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), 1995. Desde 2017 é tutora de licenciatura de artes visuais na Uninter.

Cinco obras nesta exposição: "Busca do Saber" – Xilogravura – 1999; "Busca do Saber" – Fotografia Digital – 2019.

Serviço

A exposição "Janelas" fica no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann até o dia 30 de maio. O horário da visitação é das 8h às 18h, Rua 22 de Abril, 305. Mais informações pelo telefone 3912-5241.