Prefeita Rosa Maria visita oficina da turma da Pré-Aprendizagem

Na última semana, a prefeita Rosa Maria esteve no Centro da Juventude de Pinhais (CJ) para visitar a turma do curso de Pré-Aprendizagem. O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira (19), durante a oficina realizada no laboratório do CJ. Ela esteve acompanhada da secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, e de servidores da pasta.

A Pré-Aprendizagem é um  projeto que busca oportunizar aos adolescentes e jovens do município a preparação e acesso ao mundo do trabalho, tendo um caráter educativo e que respeita a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, promovendo uma  inserção qualificada ao mundo do trabalho. Os jovens e adolescentes participantes são inseridos mediante avaliação da equipe técnica da Assistência Social (Cras e Creas), segundo critérios de vulnerabilidade social e prioridade de atendimento.

Os participantes do projeto recebem uma Bolsa Auxílio de R$600,00 que é paga em duas parcelas de R$ 300,00. O recurso que custeia o projeto é advindo de um prêmio que a equipe da Assistência Social ganhou ao apresentar a iniciativa ao Ministério Público do Trabalho. Neste ano, o curso de Pré-Aprendizagem de Pinhais dará oportunidade a 150 jovens e adolescentes de participarem das oficinas para aprender sobre informática e o desenvolvimento de diferentes habilidades (Comunicação Eficaz na Língua Portuguesa, Empregabilidade e o mercado de trabalho, Comportamento e Ética profissional e Aspectos do mundo do trabalho).

A prefeita Rosa Maria visitou uma das turmas que concluirão o curso até o final deste mês, destacando que participou de todo o processo da Pré-Aprendizagem, desta a criação até a aprovação do projeto há alguns anos, uma iniciativa que permite aos jovens de Pinhais trabalharem nos diferentes equipamentos públicos da cidade. “Esse ação é um cuidado que temos com a juventude. Por isso, aproveitem esta oportunidade e levem a sério porque é nossa obrigação como poder público, buscar todas as alternativas para que os jovens sejam capazes de buscar seus objetivos e serem muito felizes. Nós queremos vê-los formados, nas universidades, tendo bons trabalhos e empreendendo, porque estamos produzindo muitos talentos”, disse a prefeita.

Entre os participantes, fazer o curso representa uma grande oportunidade. A jovem Jenyffer Soares Brau, de 16 anos, é estudante do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Humberto Alencar Castelo Branco, e atualmente faz estágio no Centro da Juventude. Ela conta que fez o curso de Pré-Aprendizagem no ano passado, afirmando que foi positivo e seu plano futuro é cursar a faculdade. “Participar do curso de Pré-aprendizagem foi algo muito bom para mim, pois me ajudou a conseguir o estágio e foi uma experiência nova que aprendi bastante. O conteúdo que adquiri no curso foi importante, afinal, me ajuda muito hoje, a questão de informática, atendimento ao público, tudo é útil. A Pré-Aprendizagem beneficia os jovens, os ajudando a crescer e vejo que está melhorando mais ainda. Hoje quero terminar o Ensino Médio e já penso em fazer uma faculdade. Minha vontade é fazer direito para futuramente ser investigadora criminal”, disse ela.