TeleSUS possibilita diagnósticos e orientações sobre sintomas de infecção por Coronavírus

O Ministério da Saúde lançou um sistema de atendimento que permite à população brasileira receber diagnósticos e orientações sobre sinais e sintomas de infecção por Coronavírus, sem precisar sair de casa. O TeleSUS está acessível, em diferentes canais, à qualquer pessoa para tirar dúvidas e até se consultar com um profissional de saúde.

O serviços do TeleSUS podem ser acessados das seguintes maneiras:

  • Aplicativo Coronavírus SUS – baixe o app em seu celular e receberá orientações de prevenção, também responderá um questionário simples sobre seu quadro de saúde e de acordo com as respostas será indicado o melhor procedimento;
  • Chat online – pode ser acessado pelo site www.saude.gov.br/coronavirus e ao iniciar a conversa digita todos os seus sintomas, assim, o TeleSUS recomenda se deverá realizar uma teleconsulta, iniciar isolamento domiciliar, ou procurar por atendimento em unidade de saúde;
  • WhatsApp – para acessar este canal basta enviar um “oi” para o telefone (61) 9938-0031 e fazer as perguntas desejadas sobre o Coronavírus.
  • Disque 136 – Se ao invés de ler, você preferir ouvir as orientações, basta ligar gratuitamente para o número 136 e será guiado de acordo com suas dúvidas ou necessidades.

Caso seja orientado a ficar em isolamento domiciliar, o TeleSUS fará o monitoramento do estado de saúde do paciente, durante todo período. Em caso de piora de sintomas, a orientação será procurar uma unidade de saúde de referência.

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, 5,7 milhões de pessoas já buscaram os serviços. Deste total, 2,4 milhões de pessoas já foram avaliadas sobre os sintomas do Coronavírus, sem precisarem sair de casa, sendo que 92,5% foram consideradas saudáveis, 4,1% de baixo risco, 1% de risco moderado e 2,4% de risco alto.

Em Pinhais também há um serviço de atendimento via telefone. A Secretaria de Saúde de Pinhais alerta a população que em caso de sintomas do novo Coronavírus, antes de procurar um atendimento de saúde, ligue ou envie uma mensagem para 98814-6838 ou 98742-6383. O serviço está disponível das 7h às 19h.