Unidades de Saúde reúnem grupos de Hiperdia para confraternizações de fim de ano

Os grupos de Hiperdia das unidades de saúde da família de Pinhais realizaram as festas de confraternização de fim de ano. Os encontros, que sempre são acompanhados de muita animação, ocorreram em diferentes locais.

Em Pinhais, as Unidades de Saúde da Família desenvolvem o Hiperdia, um programa do Governo Federal que visa cadastrar e acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus.

A iniciativa prevê que todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) atuem com a comunidade, no sentido de garantir o recebimento dos medicamentos prescritos e desenvolver campanhas educativas, o que contribui para que se possa definir o perfil epidemiológico da população. A partir dessas informações é possível desencadear estratégias de saúde pública que venham a alterar o quadro de cada cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo o custo social nos municípios.

A senhora Tereza dos Santos, de 76 anos de idade, participa do Grupo de Hiperdia Viva Mais, da Unidade de Saúde do Weissópolis. E ela faz questão de lembrar o tratamento que sempre recebe dos profissionais que acompanham o grupo. “Um dia eu estava com a pressão um pouquinho alta e eles já correram me atender e não me deixaram ir pra casa. Só depois que fiquei boa que fui embora, então eu não tenho nada pra reclamar deste atendimento, quero morar pra sempre em Pinhais”, declarou.