Autorizada a licitação para construção do Novo Terminal de Piraquara

Em solenidade realizada nesta terça-feira, dia 21 de setembro, no Palácio Iguaçu, o Governador Ratinho Junior autorizou a licitação para construção do novo Terminal de Transporte Urbano em Piraquara. O investimento é estimado em R$ 14 milhões, para uma edificação de 2.467,35 metros quadrados de área construída no bairro Jardim Esmeralda, no cruzamento das Avenidas São Roque e Brasília.
O projeto do novo terminal teve início em 2019, por meio de um estudo de viabilidade realizado pela Prefeitura de Piraquara, que ainda sugeriu e intermediou a cessão do terreno junto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Através da Superintendência de Projetos e Obras, o município ainda desenvolveu o projeto arquitetônico que foi cedido para a COMEC, que posteriormente contratou os projetos complementares.
O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, destacou efetivação do projeto que beneficiará toda a população que utiliza o transporte público. “É um grande investimento que refletirá não só na qualificação do transporte público, mas também no desenvolvimento da cidade. Agradeço o Governo do Paraná por mais essa grande obra viabilizada em Piraquara”, ressaltou.
Já o Governador Ratinho Jr falou sobre a preocupação do Governo do Estado com a RMC. “Piraquara é uma cidade que cresceu muito e já necessita de uma estrutura de transporte mais moderna e adequada para a população. Ao investir em transporte público, o Estado está agindo diretamente para melhorar a qualidade de vida da população de toda a Região Metropolitana de Curitiba, permitindo, por exemplo, uma integração maior entre os municípios”, destacou.
O Diretor Geral da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli, ex-prefeito de Piraquara, que deu início as tratativas para viabilização do projeto em 2019 também participou do ato. “Quero parabenizar a equipe técnica de Piraquara que sempre esteve à frente desse projeto, muito próxima da equipe da Comec, o que resultou nessa viabilização. Um trabalho que iniciamos e que tenho a grata satisfação de acompanhar o prosseguimento”, enfatizou.

Também participaram o Vice-Governador, Darci Piana, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, o Presidente da Comec, Gilson Santos, o Presidente da Câmara de Piraquara, Valmir Nanico, e o Deputado Federal, Luizão Goulart.

ESTRUTURA

A nova edificação terá 2.467,35 metros quadrados de área construída e será instalada em um terreno do Governo do Estado com área total de 18.326,54 metros quadrados, no bairro Jardim Esmeralda, no cruzamento das avenidas São Roque e Brasília.
O antigo complexo, com área total de 1.857 metros quadrados, dos quais apenas 610 de área coberta, passará a funcionar como um ponto de apoio para linhas alimentadoras. De acordo com a mais recente estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Piraquara conta com 116.852 habitantes.

“O novo terminal será quatro vezes maior que o atual, que foi construído em 1996. Mas, além do tamanho, a localização será estratégica, mais próxima de Curitiba. As instalações também serão mais seguras e confortáveis, permitindo uma reorganização do atendimento em Piraquara, com possibilidade de novas linhas e conexões”, afirmou o presidente da Comec, Gilson Santos.