Luizão Goulart é o novo vice-líder do maior bloco da Câmara que reúne 351 deputados e 14 partidos

O deputado federal Luizão Goulart (Republicanos/PR) vem se tornando um dos deputados mais influentes parlamentares da Câmara. Na tarde desta terça-feira (3), ele se tornou o novo vice-líder do blocão, composto por 351 deputados dos partidos PSL, PL, PP, PSD, MDB, PSDB, Republicanos, DEM, Solidariedade, PTB, PROS, PSC, Avante e Patriota. Assim como o líder, o vice-líder pode expressar a opinião dos partidos que representa e participa da reunião do Colégio de líderes, órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do Plenário. Luizão é o único parlamentar paranaense nessa função.

O convite foi feito pelo Líder do Grupo, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL). Luizão Goulart agradeceu a confiança e destacou que trabalhará ainda mais pelos projetos que visam à retomada do crescimento do Brasil. “Sei do desafio que assumo, principalmente neste momento de reformas que o Brasil enfrenta, e farei o melhor no desempenho da função, prezando pelo trabalho em equipe e na defesa dos interesses do país e do Paraná”, disse.

Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes e vice-líderes acumulam uma série de atribuições importantes. No Plenário, cabe ao líder ou vice-líder orientar a bancada quanto ao voto; falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares. Nas comissões, têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quórum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão.